Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28643
Tipo: Tese
Título: Tecnologias digitais no ensino de química
Título em inglês: Internet and Educational Software in Teaching Chemistry
Autor(es): Miranda, Nilson Fonseca
Orientador: Castro Filho, José Aires de
Palavras-chave: Tecnologias digitais;Softwares educativos;Educação química;Digital technologies;Softwares educative;Chemistry Educacion
Data do documento: 2007
Citação: Miranda, N. F.; Castro Filho, J. A. de (2007)
Resumo: Este trabalho analisa o discurso dos professores de química da Universidade Federal do Piauí acerca do uso das tecnologias digitais, sites e softwares educativos, concebidas como ferramentas aplicadas ao ensino de química. Analisa também a forma de utilização na sala de aula dos softwares: spartan; origin; química orgânica II e dos sites: nautilus; chemkeys; ucs; qmc.ufsc e quark. O objetivo fundamental é verificar como o uso dessas ferramentas contribui pedagogicamente para o processo de ensino/aprendizagem na área da química. O aporte teórico utilizado sustenta que as tecnologias digitais por si só não estabelece, nem catalisa mudanças na prática pedagógica, mas a forma como é concebida pelo professor e utilizada no sistema de ensino, potencializa a eclosão de sucessivas inovações e posterior mudança no paradigma educacional. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizada uma metodologia qualitativa a fim de possibilitar a busca do conhecimento químico compreendendo que essa produção também se elabora na troca, na socialização, às vezes conflituosas, que os diferentes atores envolvidos promovem ao enfrentarem e representarem suas realidades, preenchendo-as de significações diversas. Neste sentido, foram analisados: (a) o discurso dos professores obtido através de entrevista; (b) os dados sobre sites e softwares educativos utilizados no ensino de química obtidos através de uma grade de análise produzida para esta finalidade. O resultado da análise dos dados gerados aponta para algumas razões positivas que justificam a utilização das tecnologias digitais no ensino de química: rapidez e eficiência na obtenção de informações; acesso a novos conhecimentos e maior agilidade no aprendizado. Além disso, possibilita fazer simulação mediante experimentos virtuais, oportunizando professores e alunos a adquirirem informações recentes e possibilidades de acesso a novos conhecimentos.
Abstract: This work analyzes the speech of the Chemistry professors of Universidade Federal do Piauí about the use of digital technologies, educational sites and softwares, conceived as tools applied to the teaching of Chemistry. It also analyzes the usage of softwares in the classroom: Spartan; origin; organic Chemistry II and the sites: nautilus; chemkeys; ucs; qmc.ufsc and quark. The main goal is to verify how the use of such tools contribute pedagogically to the teaching/learning in the area of Chemistry. The theoretical contribution used supports that the digital technologies themselves don’t stablish nor catalyze the changes on the pedagogical practice, but the way which it is conceived by the teacher and the way it is used at the teaching system, intensifies the development of successive innovations and later change in the posterior change in the educational paradigm. As for the development of this research a qualitative methodology was used in order to make the search of chemical knowledge possible bearing in mind that this production also comes from the exchange, the socialization, sometimes conflicting, that the different agents involved promote when they’re facing and representing their realities, completing them with various definitions. In this sense, (a) the speech of the teachers obtained through interviews, (b) the data about educational sites and softwares used on the chemistry teaching obtained through a grid of analysis produced for this purpose have been analyzed. The result of the collected data analysis aims at some positive reasons that justify the use of digital technologies on the Chemistry teaching: quickness and efficiency in the obtainment of information; access to new acquirements and higher agility at learning. Besides, it makes the simulation through virtual experiments possible, gives the opportunity to teachers and students to acquire modern information and possibilities of access to new acquirements.
Descrição: MIRANDA, Nilson Fonseca. Tecnologias digitais no ensino de química. 2007. 148f. – Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28643
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tese_nfmiranda.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.