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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O direito à memória no ensino de história
Autor(es): Ramos, Francisco Régis Lopes
Palavras-chave: Ensino de história;Escrita da história;Memória;Tempo
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Trajetos - Revista de História da UFC
Citação: RAMOS, Francisco Régis Lopes. O direito à memória no ensino de história. Trajetos - Revista de História da UFC, Fortaleza, v. 7, n. 13, p. 1-13, 2009.
Resumo: Levando em consideração que na atualidade o tema da memória tem ocupado a agenda de movimentos (ou instituições) classificados como “culturais”, o texto faz uma reflexão sobre a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos do conhecimento histórico diante do que se convencionou chamar de “direito à memória”. Nesse sentido, argumenta-se que é preciso delimitar certas atribuições do ensino de história na perspectiva de tratar as construções mnemônicas no âmbito da própria crítica documental.
Abstract: Considering that today the theme of memory has occupied the schedule entries (or institutions) classified as "cultural", the text makes a reflection on the theoretical and methodological procedures of historical knowledge on the so-called "right to memory". Accordingly, it is argued that we need to delimit certain assignments of teaching history in perspective to treat memorial constructs within critical documentary.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28607
ISSN: 1676-3033 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Artigos publicados em revistas científicas

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