Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28572
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos
Título em inglês: Critical literacy and the use of images in EFL classes: deconstructing stereotypes
Autor(es): Barros, Walter Vieira
Costa, Marco Antônio Margarido
Palavras-chave: Letramento crítico;Imagens;Estereótipos;Critical literacy
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: Barros, W. V.; Costa, M. A. M. (2017)
Resumo: O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como o uso de imagens em aulas de língua inglesa no ensino médio pode contribuir para a desconstrução de estereótipos e para o desenvolvimento da cidadania participativa. Para isso, fundamentados em uma perspectiva crítica (CERVETTI et al., 2001; MATTOS, 2014), planejamos nossas aulas visando problematizar estereótipos recorrentes no contexto local dos alunos, com base em leituras e discussões de imagens, uma vez que estas incentivam a construção de sentidos (FERRAZ, 2014; MIZAN 2014). Dessa forma, procuramos estimular as diferentes leituras que os alunos faziam de tais textos, bem como questionar o porquê dessas leituras. Essa investigação aconteceu durante o período de regência do estágio supervisionado que ocorreu em uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande – PB, em 2016. Em nossa análise, percebemos que as leituras e discussões das imagens causaram rupturas nas representações cristalizadas que os alunos tinham acerca dos Estados Unidos e do continente Africano, por exemplo, bem como sobre estereótipos presentes nos contextos locais dos alunos, durante a produção de um banner para conscientização da própria comunidade escolar.
Abstract: This text aims to present the result from a research, which investigated how the use of images in English as a foreign language classes on secondary school can contribute to deconstruct stereotypes and to develop participative citizenship. In order to do so, underpinned by a critical perspective (CERVETTI et al., 2001; MATTOS, 2014), we planned our classes aiming at questioning recurrent stereotypes in students’ local context, based on readings and discussions of images, once they stimulate meaning making (FERRAZ, 2014; MIZAN 2014). By doing this, we tried to encourage different readings from the students, and question the underlying reasons of those readings, as well. This investigation happened during internship, which happened in a 1st grade group of a public secondary school in Campina Grande – PB, in 2016. As a result of our analysis, we noticed that the readings and discussions of images caused destabilisation of the students’ crystallised representations of the USA and Africa, for instance. Besides, it enabled a rethinking about stereotypes existent on students’ local contexts by the making of a banner as an attempt to bring awareness of their own school community.
Descrição: BARROS, Walter Vieira; COSTA, Marco Antônio Margarido. Letramento crítico e uso de imagens em aulas de língua inglesa: desconstruindo estereótipos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 550-570, jan./jun. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28572
ISSN: 2237-6321 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_wvbarrosmamcosta.pdf324,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.