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Tipo: Tese
Título: O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional Do Cariri – URCA: constituição, desenvolvimento curricular e formação docente (1987 – 2017)
Título em inglês: The Course of Biological Sciences of the Regional University of Cariri - URCA: constitution, curricular development and teaching training (1987 - 2017)
Autor(es): Torres, Cícero Magérbio Gomes
Orientador: Carneiro, Cláudia Christina Bravo e Sá
Palavras-chave: Curso de Licenciatura;Ciências Biológicas;História do Currículo;Undergraduate course;Biological Sciences;Curriculum History;Ciências Biológicas - Currículo– Crato (CE);Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Currículo – Crato (CE);Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Práxis pedagógica– Crato (CE);Ensino de Ciências Biológicas - Currículo – Crato (CE);Formação Docente – Crato (CE);Formação Inicial do Professor – Crato (CE);Prática de Ensino;Universidade Regional do Cariri - Formação de professores – Crato (CE);Universidade Regional do Cariri. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Crato (CE)
Data do documento: 2017
Citação: TORRES, Cícero Magérbio Gomes. O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri – URCA: constituição, desenvolvimento curricular e formação docente (1987 – 2017). 2017. 352f. – Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: A História do currículo, como parte integrante da História da Educação, exemplifica os processo de mudança vivenciados pelo currículo, mobilizado por artefatos sociais, históricos e culturais, articulados com aqueles que frequentam as instituições educacionais com vista a uma epistemologia social do conhecimentos e seus determinantes, sociais e políticos, sobre o conhecimentos e seus efeitos. Neste contexto, emergiu o interesse em pesquisar sobre o curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri – URCA. Estudar o campo do currículo e a formação de professores de ciências deste curso e relacioná-lo com as questões históricas (1987 – 2017), políticas econômicas, sociais e culturais, marcam os desafios da construção deste trabalho de tese. Assim, tem-se como objetivo geral compreender o processo de constituição histórica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri – URCA, identificando seus determinantes políticos, sociais, econômicos, culturais, pedagógicos e curricular, bem como suas implicações na formação profissional docente da Educação Básica. Utilizou-se como metodologia a História Oral, estruturada na pesquisa qualitativa, descritiva e analítica. O local de realização da pesquisa foi o Curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri – URCA. Participaram da pesquisa cinco professores aposentados que tiveram atuação no processo de implantação e desenvolvimento do curso. O corpus documental consistiu de fontes orais e fontes documentais e a técnica de coleta dos dados se deu por meio da entrevista de História Oral gravada e na sistematização das informações documentais do diário de campo. Nessa perspectiva, os relatos orais (textualizados) provenientes das entrevistas foram organizados em categorias: Ensino Superior, Catarse, Ciência e Reminiscências e nas subcategorias: Ensino Superior do Cariri, História do Currículo, Poder e Desenvolvimento científico, tecnológico e formativo, respectivamente. Os dados analisados revelaram que o curso passou por sucessivas modificações em seus projetos pedagógicos ao mesmo tempo em que explicita contradições em sua organização curricular em muito decorrentes dos determinantes políticos, econômicos, sociais e legais presentes na sociedade.
Abstract: The history of curriculum, as an integral part of the History of Education, exemplifies the processes of change experienced by the curriculum, mobilized by social, historical and cultural artifacts, articulated with those who attend educational institutions with a view to a social epistemology of knowledge and its determinants, social and political, on knowledge and its effects. In this context, the interest in research on the Biological Sciences course of the Regional University of Cariri - URCA emerges. Studying the field of curriculum and the training of the science teachers in this course and relating it to historical issues (1987-1999), economic, social and cultural policies, mark the challenges of building this thesis. Hence, the general objective is to understand the historical constitution process of the Regional University of Cariri - URCA, identifying its political, social, economic, cultural, pedagogical, didactic and curricular determinants as well as its implications for vocational training Teacher of Basic Education. Oral History was used as methodology, structured in qualitative, descriptive and analytical research. The place of realization of the research is the Biological Sciences Course of the Regional University of Cariri - URCA. Five retired teachers who participated in the course implementation and development process participated in the study. The documentary corpus consisted of oral and documentary sources and the technique of data collection was given through the recorded interview and in the systematization of the documentary information in a field diary. The data were analyzed using NVIVO software version 10.0. In this perspective, oral (textualized) statements from the interviews were organized into categories: Higher Education, Catarsis, Science and Reminiscences and in the subcategories: Higher Education of Cariri, History of Curriculum, Power and Scientific, Technological and Formative Development, respectively. The data analyzed reveal that the course has undergone successive modifications in its pedagogical projects while at the same time it explicitly contradicts its curricular organization, due in large part to the political, economic, social and legal determinants present in society.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28500
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