Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28498
Tipo: Resumo
Título: A farmácia universitária na promoção do uso racional dos medicamentos
Autor(es): Lucio, Francimara de Araujo
Lima, Évely Sampaio
Ferreira, Lívia Cintia Maia
Xavier, Juverlândia Pereira
Oliveira, Cristiani Lopes Capistrano Gonçalves de
Palavras-chave: Atenção Farmacêutica;Farmácia Universitária;Sistema Único de Saúde
Data do documento: 2016
Citação: LUCIO, F. de A.; LIMA, É. S.; FERREIRA, L.C. M.; XAVIER, J. P.; OLIVEIRA, C. L. C. G. de
Resumo: A Farmácia Universitária é compreendida como laboratório didático-especializado, tornando-se um referencial de qualidade, tendo em vista as ações direcionadas ao cuidado do paciente e aos serviços a ele prestados (Resolução/CFF nº 610/2015). Nesse contexto, a Farmácia Universitária da Universidade Federal do Ceará, promove a dispensação de medicamentos manipulados para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada de assistência à saúde. Portanto, são beneficiários desta ação os grupos sociais mais fragilizadas economicamente. O projeto tem por objetivo engajar os bolsistas na Atenção Farmacêutica, na prestação de serviços de saúde à população e cooperar nas atividades administrativas da instituição. Os estudantes são treinados e capacitados para auxiliar os farmacêuticos no atendimento dos usuários; promover o uso racional de medicamentos; pesquisar em base de dados informações sobre medicamentos; realizar o cadastro dos prescritores, usuários e receitas médicas no sistema informatizado fórmula certa; efetuar o cálculo do custo dos medicamentos manipulados e conferir e controlar os estoques dos medicamentos e correlatos. De fevereiro a agosto de 2016 foram realizadas 60 orientações personalizadas aos usuários da Farmácia Universitária. Dessas, 58% abordaram o medicamento diacereína 50mg seguida do carbonato de cálcio 500mg associado à vitamina D3 400 UI com 14% das orientações. A participação nas ações de Atenção Farmacêutica permite maior contato dos bolsistas com o público, em especial os usuários do SUS e adquirem conhecimento sobre a patologia e a farmacoterapia aplicada em cada situação.Isso permite vivenciar uma rotina profissional e desenvolver habilidades e competências no âmbito da pesquisa científica.
Descrição: LUCIO, Francimara de Araujo, et al. A farmácia universitária na promoção do uso racional dos medicamentos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28498
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_falucio.pdf51,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.