Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28493
Tipo: Resumo
Título: A educação com base na teoria kantiana
Autor(es): Ribeiro, Francisco Wellington Moreira
Carvalho, Joelma Marques de
Palavras-chave: Educação;Pesquisas filosóficas;Kant
Data do documento: 2016
Citação: RIBEIRO, F. W. M.; CARVALHO, J. M. de (2016)
Resumo: Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos dessas, responsável pela sua manutenção, perpetuação, transformação e evolução da sociedade. Com base nisso, fora feito uma pesquisa de cunho teórico sobre a teoria de Immanuel Kant, sendo assim, este trabalho tem o intuito e a pretensão de fazer uma analise teórica sobre o pensamento pedagógico kantiano, a partir do texto “Sobre a Pedagogia”, com base em pesquisas desenvolvidas no projeto de “pesquisas filosóficas” desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará (UFC), esse texto são as lições apresentadas por Kant na universidade de Königsberg nos períodos 1776/77, 1781/84 e 1786/87. Estas lições foram reunidas por um de seus alunos chamado Theodor Rink, que as publicou em 1803. Kant divide sua teoria pedagógica em duas partes, a primeira que é a educação física, esta educação trata dos cuidados materiais; e educação prática, que trata da moralidade. Na primeira parte deste trabalho será feito um paralelo entre a necessidade de educação dos indivíduos e a não necessidade de educação dos animais. Já na segunda se fará uma breve exposição acerca dos conceitos pedagógicos kantianos, o conceito de educação física e o conceito de educação prática respectivamente. Este trabalho é parte do projeto Pesquisas Filosóficas, desenvolvida a partir da bolsa de iniciação acadêmica PRAE da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Descrição: RIBEIRO, Francisco Wellington Moreira; CARVALHO, Joelma Marques de. A educação com base na teoria kantiana. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28493
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fwmribeiro.pdf50,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.