Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28465
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito
Título(s) alternativo(s): Les paquets de cigarettes comme space d’affrontement entre destinateur et antisujet
Autor(es): Queiroz, Lucas Porto de
Palavras-chave: Semiótica;Destinador;Antissujeito;Sémiotique
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: Queiroz, L. P. (2017)
Resumo: As embalagens em que são vendidos cigarros vêm se constituindo um texto sui generis: ao contrário do que ocorre com as empresas de praticamente todos os demais produtos que circulam em nosso dia a dia, as que se sustentam pela venda de cigarros, devido a um crescente e ao que parece irrefreável movimento de combate ao tabagismo, vêm tendo de explicitar, em suas próprias embalagens, os argumentos de quem quer justamente frear o ímpeto de venda e consumo desse produto. Noutras palavras, lançando mão do aparato teórico-metodológico da semiótica de linha francesa, a qual embasa nosso trabalho, diríamos que as empresas vendedoras de cigarro, enquanto destinadoras de determinados valores figurativizados em seu produtocigarro, tentam manipular uma classe a mais difusa possível de sujeitos (potenciais clientes) no sentido de fazê-los cumprir a performance (comprar o produto) que, em última instância, mantém viva tal empresa destinadora. Ora, é evidente que a embalagem do cigarro cumpre papel importante na continuidade dessa relação entre empresa e cliente. Ocorre que, já há algumas décadas, outros destinadores (ministérios da saúde de vários países, Organização Mundial da Saúde etc.) têm se sobreposto a essa relação inicialmente travada entre empresa e cliente, tentando fazer os (potenciais) fumantes crerem que o cigarro traz, muito mais que os valores euforizados pelo destinador, malefícios à saúde, vale dizer, antivalores. O texto que embala os cigarros, então, tornou-se reflexo desse embate entre destinador (empresas) e antissujeito (Organização Mundial da Saúde, por exemplo). Observemos, em alguns textos, como isso tem se manifestado.
Résumé: Les paquets de cigarette constituent un texte sui generis: contrairement à ce qui se passe avec pratiquement tous les autres produits qui circulent dans notre vie quotidienne, les entreprises qui se soutiennent d’après la vente de cigarettes, en raison d’un croissant et (qui semble) imparable mouvement contre le tabagisme, sont d’avoir à expliciter dans leurs propres emballages les arguments de ceux qui veulent arrêter l’élan de la vente et la consommation de ce produit. En d’autres termes, utilisant de la théorie et de la méthodologie de la sémiotique française, nous dirions que des entreprises de vente des cigarettes, étant que destinateurs de certaines valeurs figurativizées dans leur produit-cigarette, essaient de manipuler une classe la plus diffuse possible de sujets (des clients potentiels) pour qu’ils respectent la performance (d’acheter le produit) qui les maintient finalement telles entreprises destinateurs vivantes. Il est clair que l’emballage de la cigarette a un rôle important dans la continuité de la relation entre l’entreprise et le client. Pourtant il y a quelques décennies d’autres destinateurs (comme des ministères de la santé de plusieurs pays, l’Organisation Mondiale de la Santé etc.) se superposent sur cette relation initialement verrouillée entre l’entreprise et le client, essayant que les (potentiels) fumeurs croient que le tabagisme apporte, beaucoup plus que des valeurs euphorisées par le destinateur, mais des dommages à la santé qui sont des antivaleurs. Le texte qui emballe des cigarettes devient alors le reflet de cet affrontement entre le destinateur (entreprises) et l’anti-sujet (l’Organisation Mondiale de la Santé, par exemple). Notons, dans certains textes, comment cela s’est lui-même manifesté.
Descrição: QUEIROZ, Lucas Porto de. Embalagens de cigarro como espaço de embate entre destinador e antissujeito. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 249-263, jan./jun. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28465
ISSN: 2237-6321 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_lpqueiroz.pdf304,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.