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Tipo: Dissertação
Título: Um estudo da eficiência relativa das taxas de sucesso e dos desempenhos no ranking universitário da folha de São Paulo (RUF) das Universidades Federais Brasileiras para o ano de 2015
Autor(es): Sombra, Luana Claudio
Orientador: França, João Mário Santos de
Palavras-chave: Universidades Federais Brasileiras;Análise Envoltória de Dados;Eficiência Relativa
Data do documento: 2017
Citação: SOMBRA, Luana Claudio. Um estudo da eficiência relativa das taxas de sucesso e dos desempenhos no ranking universitário da folha de São Paulo (RUF) das Universidades Federais Brasileiras para o ano de 2015. 2017. 70f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Economia Profissional, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: O tema educação é considerado de grande relevância, uma vez que somente o acesso ao conhecimento é capaz de proporcionar a transformação de uma sociedade. Nesse contexto, as universidades públicas e privadas possuem papel fundamental para o desenvolvimento econômico de uma nação. Assim, o objetivo do presente trabalho é realizar um estudo acerca da eficiência relativa das taxas de sucesso e dos desempenhos no Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF) das Universidades Federais brasileiras para o ano de 2015, por meio do estabelecimento de uma relação entre os insumos utilizados e os resultados alcançados por cada instituição. A análise empírica do presente estudo aplica a técnica de Análise Envoltória de Dados ou DEA (Data Envelopment Analysis), com a utilização do modelo de retornos variáveis de escala (DEA – BCC), com orientação a produto. Foram utilizados dados de 55 Universidades Federais brasileiras para a execução do modelo. Os resultados apontaram que 19 instituições são consideradas eficientes. Também foram apresentadas as unidades de referência ou benchmarkings, as quais devem servir como parâmetro para direcionar as unidades ineficientes na busca pela eficiência.
Abstract: The subject on education is considered of great relevance, once that only the access to knowledge is capable of providing the transformation of a society. In this context, public and private universities play a key role in the economic development of a nation. Therefore, the aim of this work is to study the relative efficiency of success rates and performances in the University of São Paulo (RUF) Ranking of Brazilian Federal Universities for the year 2015, through the establishment of a relationship between the inputs used and the results achieved by each institution. The empirical analysis of this study applies the Data Envelopment Analysis (DEA) technique, using the Variable Scale Returns (DEA - BCC) model, with an orientation to a product. Data from 55 Brazilian Federal Universities were used to execute the model. The results showed that 19 institutions are considered efficient. We also presented reference units or benchmarkings, which should serve as a parameter to direct the inefficient units in the quest for efficiency.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28435
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