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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Acessibilidade em biblioteca escolar: estudo de caso do Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Paracambi - RJ
Título em inglês: Accessibility in school library: case study of the Institute of the library of the Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Paracambi - RJ
Autor(es): Diniz, Cládice Nóbile
Tamashiro, Marcele do Nascimento Silva
Santos, Marcos Pastana
Peres, Valéria de Almeida
Palavras-chave: Biblioteca escolar;Acesso Informacional;Acessibilidade;Barreiras arquitetônica e urbanística
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Informação em Pauta
Citação: DINIZ, Cládice Nóbile; TAMASHIRO, Marcele do Nascimento Silva; SANTOS, Marcos Pastana; PERES, Valéria de Almeida. Acessibilidade em biblioteca escolar: estudo de caso do Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Paracambi - RJ. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. esp., p. 136-159, out. 2017.
Resumo: Estuda a acessibilidade da biblioteca escolar do Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus Paracambi–RJ, entre janeiro e março de 2017, da ótica da Lei n° 13.146/2015 e da norma técnica brasileira NBR 9050:2015, quanto a aspectos arquitetônicos, urbanísticos e instrumentais. Objetiva investigar as condições de locomoção de usuários com deficiência em prol de seus acessos informacionais. A metodologia, de estudo de caso descritivo, opera com nove indicadores de ocorrência de barreiras desenvolvidos em relação ao entorno da biblioteca investigada, à sua entrada e a seus espaços internos, pisos, corredores, sanitários, balcões, mesas de consulta dos usuários e estantes. Apoia-se em pesquisa documental, bibliográfica e de campo. O tratamento dos dados foi qualitativo. Resultou identificar a existência de barreiras e constatou que a solução do problema é alvo de esforços da administração da instituição, que busca resolvê-lo com equipamentos e obras, como a instalação de elevadores. Conclui que o método utilizado de estudo da acessibilidade por indicadores pode ser uma ferramenta de apoio à decisão útil a gestores de bibliotecas por permitir estabelecer critérios de prioridades em processos de mudanças em prol da acessibilidade.
Abstract: It studies the school library of the Federal Institute of Rio de Janeiro Campus Paracambi-RJ’s accessibility, between January and March 2017, from the perspective of Brazil’s Law No. 13146/2015 and its standard NBR 9050: 2015, as regard architectures, urbanities and instrumentals aspects. It aims to investigate the conditions of locomotion of disabled users in favor of their informational accesses. The methodology is a descriptive case study and operates with nine indicators of the occurrence of barriers relatives to the surroundings of the investigated library, its entrance and its internal spaces, floors, corridors, toilets, counters, users' desks and shelves. It is supported by documentary, bibliographical and field research. The data treatment was qualitative. It was identified the existence of barriers and found that the solution of the problem is the object of efforts of the institution’s administration, which seeks to solve it with equipment and works, such as the installation of elevators. It concludes that the method used to study accessibility by indicators can be a useful decision support tool for library managers because it allows establishing criteria of priorities in processes of changes in favor of accessibility.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28417
ISSN: 2525-3468 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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