Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28413
Title in Portuguese: Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre sepse : estudo em um hospital universitário de Fortaleza/Ceará
Author: Silva, Tales Torricelli de Sousa Costa e
Rodrigues, Jorge Luiz Nóbrega
Amaral, Germana Perdigão
Peixoto Júnior, Arnaldo Aires
Keywords: Síndrome de Resposta Inflamatória Sistêmica
Sepse
Sinais e Sintomas
Issue Date: Sep-2017
Publisher: Revista de Medicina da UFC
Citation: SILVA, T. T. S. C. e et al. Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre sepse : estudo em um hospital universitário de Fortaleza/Ceará. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 57, n. 3, p. 24-29, set./dez. 2017.
Abstract in Portuguese: Objetivo: neste estudo procurou-se avaliar o conhecimento sobre sepse por profissionais de enfermagem do Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará (HUWC/UFC). Métodos: estudo transversal e exploratório. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados durante o turno de trabalho nas enfermarias e UTI. Resultados: 80 profissionais participaram do estudo, destes, 65% eram técnicos de enfermagem, 85,0% eram do sexo feminino, 33,75% tinham entre 30 e 40 anos de idade e 80,0% trabalhavam na enfermaria. O maior percentual (32,5%) tinha até 5 anos de experiência de trabalho, sendo que 25 profissionais (31,3%) possuíam pós-graduação e treinamento anterior sobre sepse foi recebido por 5,0%. O item “conceito de sepse” e os relativos aos valores dos parâmetros dos “sinais clínicos de sepse” foram respondidos de forma correta por um percentual inferior a 50,0% dos profissionais. Valores de “hipertermia ou hipotermia associados à sepse” foram os únicos identificados por 75,0% dos profissionais entrevistados. Os itens sobre “condutas ao se identificar sinais e sintomas de sepse” e “tempo recomendado para o início da administração do antibiótico” foram respondidos corretamente por 72,5 e 78,75%, dos profissionais, respectivamente. Conclusão: a avaliação sobre sepse revelou a presença de lacunas do conhecimento sobre o conceito de sepse e os sinais relativos a essa condição, justificando necessidade de treinamento para profissionais de enfermagem entrevistados do Hospital Universitário Walter Cantídio–Universidade Federal do Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28413
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0100-1302 (Impresso)
2447-6595 (Eletrônico)
Appears in Collections:DMC - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_ttscsilva.pdf748,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.