Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28379
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A aprendizagem inventiva no ensino de Psicologia
Título em inglês: The inventive apprenticeship in the teaching of Psychology
Autor(es): Pascual, Jesus Garcia
Justa, Rômulo
Palavras-chave: Psicologia;Invenção;Aprendizagem;Universidade;Psychology;Invention;Apprenticeship;University
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Arquivos Brasileiros de Psicologia
Citação: PASCUAL, Jesus Garcia; JUSTA, Rômulo. A aprendizagem inventiva no ensino da Psicologia. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 61, n. 3, p. 23-34, 2009.
Resumo: Este artigo discute a possibilidade de construção de uma aprendizagem inventiva no ensino de Psicologia nas universidades. Para tanto, inicialmente pesquisaremos em três autores, Gilles Deleuze, Virgínia Kastrup e Lev Semionovich Vygotsky, elementos teóricos que apontem ressonâncias com nossa proposta, utilizando conceitos como “invenção”, “recognição”, “imagem dogmática do pensamento” e “zona de desenvolvimento proximal”. A metodologia empregada revisa textos importantes dos autores supracitados para delimitar os conceitos axiais que modelam a aprendizagem inventiva. Teceremos considerações sobre o incessante jogo da Diferença (invenção) e da Repetição (recognição) na cognição humana e sua possibilidade de inserção em práticas concretas de ensino e aprendizagem em Psicologia no Ensino Superior.
Abstract: This article discusses the possibility of building an inventive apprenticeship in the teaching of Psychology at universities. Initially we will research in three authors, Gilles Deleuze, Virgínia Kastrup and Lev Semionovich Vygotsky, theoretical elements that points similarities with our proposal, bringing to the surface concepts such as “invention”, “recognition”, “dogmatic image of thought” and “zone of proximal development”. Then, we will discuss some key issues related to the theme, linking the theoretical framework with the experience of the authors in the practices of teaching and learning through Psychology. The methodology employed revises important texts from the authors above mentioned to delimit the axial concepts that model the inventive apprenticeship. We make considerations about the incessant game of Difference and Repetition in human cognition and its real possibilities of application in the practices of teaching and learning in Psychology.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28379
ISSN: 1809-5267
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_jgpascual...pdf130,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.