Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2833
Tipo: | Dissertação |
Título: | Pintura na travessia: a paisagem litorânea na obra de Raymundo Cela (1930-1950) |
Título em inglês: | Peinture de la traversée: le bord de mer paysage na obra de Raymundo Cela (1930-1950) |
Autor(es): | Barbosa, Delano Pessoa Carneiro |
Orientador: | Lucas, Meize Regina de Lucena |
Palavras-chave: | Pintura;Cela, Raimundo,1890-1954 - Crítica e interpretação;Peinture;Pintores - Ceará - Biografia;Pintores - Ceará - 1930-1950;Pintura brasileira - Ceará - Aspectos sociais - 1930-1950;Arte e sociedade - Ceará - 1930-1950;Litoral;Historiografia;Raymundo Cela;Côtes;Historiographie |
Data do documento: | 2010 |
Citação: | BARBOSA, Delano Pessoa Carneiro. Pintura na travessia: a paisagem litorânea na obra de Raymundo Cela(1930-1950). 2010. 189 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-ce, 2010. |
Resumo: | Por meio da trajetória do artista plástico cearense Raymundo Brandão Cela (1890-1954), bem como de suas Travessias no Ceará, no Rio de Janeiro e na França, a pesquisa aqui desenvolvida tem como objetivo compreender a sua produção artística realizada entre 1930 e 1950, buscando situar a cultura visual que conformou o seu olhar, o seu desenho e a sua paleta ao construir a fatura da Paisagem Litorânea. Tal abordagem contribuiu para a análise da tipologia visual dos trabalhadores litorâneos inventada por Raymundo Cela numa época em que se buscava definir biologicamente e culturalmente o “homem nacional”. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2833 |
Aparece nas coleções: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_dis_dpcbarbosa.pdf | 6,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.