Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28223
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Profissionalização do ensino médio no Brasil: a educação dirigida à classe trabalhadora
Título(s) alternativo(s): Profesionalización en la enseñanza secundaria en Brasil: la educación dirigida a la clase trabajadora
Título em inglês: Professionalization in the brazilian high school: education for the working class
Autor(es): Gomes, Valdemarin Coelho
Araújo, Camila Cruz
Morais, Raquel Pereira de
Palavras-chave: Ensino médio;Qualificação da classe trabalhadora;Trabalho e educação;Crise estrutural do capital
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Gomes, V. C.; Araújo, C. C.; Morais, R. P. (2017)
Resumo: O presente artigo tem por objetivo examinar a perspectiva de profissionalização repetidamente imposta ao ensino médio brasileiro como estratégia de qualificação dirigida à classe trabalhadora, refletindo, por fim, alguns aspectos de sua manifestação na Lei n.º 13.415/2017. Realiza um estudo teórico-bibliográfico e documental, buscando, nos elementos históricos e em alguns dispositivos legais concernentes a esta etapa/modalidade da educação básica, os substratos para a análise. As leis analisadas foram as seguintes: Lei n.º 1.821/1953; Lei n.º 4.024/1961; Lei n.º 5.692/1971; Lei n.º 7.044/1982; Lei n.º 9.394/1996; Lei n.º 12.513/2011; e Lei n.º 13.415/2017. Considera a relação educação escolar e qualificação da classe trabalhadora tópico relevante no projeto (neo)liberal de desenvolvimento econômico nacional, estando este, a seu turno, atrelado à expansão do capitalismo no decorrer do século XX e, na contemporaneidade, à crise estrutural que atravessa o sistema do capital. Por tais fatos, conclui que o desenho historicamente instituído para o ensino médio, reeditado na Lei n.º 13.415/2017, assegura a originária condição dual da educação escolar no Brasil, além de apor à escola a função de contribuir com a resolutividade de questões econômico-sociais que se agravam a partir da referida crise.
Abstract: In this paper we aim to examine the perspective of professionalization that is repeatedly imposed on Brazilian high school as a strategy of professional qualification, which is directed to people in the working class, and to reflect on some aspects of its manifestation in the Law n. 13.415/2017. It is a theoreticalbibliographic and documentary study in which we search elements for the analyses from historical facts and some legal devices concerning to this stage/modality of basic education. The laws we analyzed were: Law n. 1.821/53, Law n. 4.024/61, Law n. 5.692/71, Law n. 7.044, Law n. 9.394/96, Law n. 12.513, and Law n. 13.415/2017. We consider the relation between school education and professional qualification of people in the working class as a relevant topic in the (neo)liberal project of national economic develoment, being this, in turn, linked to the expansion of the capitalism, during the 20th century, and, in contemporaneity, to structural crisis that runs through the capital system. Based on such facts, we conclude that the historically instituted design for high school, rewritten in the Law n. 13.415/2017, reinforces the dual condition of the Brazilian school education, besides giving to school the function of contributing with the resolution of social-economic issues, which are aggravated by the referred crisis.
Resumen: El presente artículo tiene por objeto examinar la perspectiva de profesionalización, impuesta repetidamente a la enseñanza secundaria brasileña como estrategia de calificación dirigida a la clase obrera y reflexionar, por fin, algunos aspectos de su manifestación en la Ley 13.415/2017. Se realiza un estudio teórico-bibliográfico y documental, buscando en los elementos históricos y en algunos dispositivos legales que se refieren a esta etapa/modalidad de la educación básica los sustratos para el análisis. Fueron analizadas las Leyes: 1821/53; 4024/61; 5692/71; 7044/82; 9394/96; 12.513/2011 y 13.415/2017. Se considera la relación entre educación escolar y calificación de la clase obrera, tema relevante en el proyecto (neo)liberal de desarrollo económico nacional, estando éste, a su vez, relacionado a la expansión del capitalismo en el transcurso del siglo XX y, en la contemporaneidad, a la crisis estructural la cual traspasa el sistema del capital. Por estos hechos, se concluye que el diseño históricamente instituido para la enseñanza secundaria, reeditado en la Ley 13.415/2017, asegura la originaria condición dual de la educación escolar en Brasil, además de añadir a la escuela la función de contribuir con la resolutividad de cuestiones económico-sociales que se agravan a partir de la mencionada crisis.
Descrição: GOMES, Valdemarin Coelho; ARAÚJO, Camila Cruz; MORAIS, Raquel Pereira de. Profissionalização do ensino médio no Brasil: a educação dirigida à classe trabalhadora. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 39, n. 73, p. 171-190, jan./jun. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28223
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_vcgomesccaraujo.pdf292,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.