Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28215
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Didática com-ciência e consciência: o desafio da superação técnico-reducionista no ensino superior |
Título(s) alternativo(s): | Didática con ciencia y consiencia: el reto de la superación técnico reduccionista en la educación superior |
Título em inglês: | With-science and conscience didactics: the challenge of the technical-reductionist overcoming in higher education |
Autor(es): | Silva, Joselma Ferreira de Lima e Freitas, Leidiana da Silva Lima Silva, Rosuíla dos Santos |
Palavras-chave: | Didática;Ensino superior;Princípios científicos e educativos;Didactics |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | Silva, J. F. L.; Freitas, L. S. L.; Silva, R. S. (2017) |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que objetivou analisar a didática do professor do ensino superior considerando princípios científicos (com ciência) e educativos (consciência) necessários à superação dos aspectos técnico-reducionistas. Tal objetivo surgiu da necessidade de responder ao seguinte questionamento: qual o desafio da didática com ciência e consciência para a superação técnico-reducionista? Buscou-se, através desta pesquisa, identificar em quais princípios a didática do docente está alicerçada e quais os elementos necessários para a superação técnico-reducionista da didática do professor. Além disso, procurou-se avaliar de que forma é subsidiado o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, direcionados aos docentes de três instituições de ensino superior do interior do Piauí. Para subsidiar as discussões teóricas, apoiamo-nos em Gil (2006), Dewey (1956), Veiga (2012), Candau (2012), Demo (2012), entre outros. Os resultados apontam que os docentes acreditam que a didática técnico-reducionista se aplica na fragmentação disciplinar, sendo que, por meio do trabalho interdisciplinar e através de pesquisas de campo, residem as possibilidades de superação desse tipo de didática. |
Abstract: | This work is a qualitative study of case and its goal is to analyze the Didactics of teacher in Higher Education considering the scientific (with-science) and educative (conscience) principles needed for overcoming the technical-reductionist aspects. It tries to answer the following questions: What are the challenges of with-science and conscience didactics to overcome the technical-reductionist aspects? In what principles is the teacher’s didactics based on? What are the needed aspects for the technical-reductionist overcoming of teacher’s didactics? How is the academics’ teaching-learning process supported? Data come from semi-structured questionnaires, which were directed to the teachers of three High Education Institutions from inland of Piauí State - Brazil. To support the theoretical discussions, we used the ideas of Gil (2006), Dewey (1956), Veiga (2012), Candau (2012), Demo (2012), among others. As a result, teachers believe that the technical-reductionist didactics is applied in the disciplinary fragmentation, having the possibility of being overcome through the interdisciplinary exercise and field research. |
Resumen: | El presente trabajo es resultado de una investigación cualitativa, del tipo estudio de caso, que tuvo como objetivo hacer un análisis de la didáctica del profesor de Educación Superior teniendo en cuenta los principios científicos (con-ciencia) y educativos (conciencia) necesarios para la superación de los aspectos técnico reduccionistas. Este objetivo surgió de la necesidad de responder a la siguiente pregunta: ¿Qué principios científicos y educativos guían la didáctica del profesor de Educación Superior para la superación técnico reduccionista? Se buscó a través de esta investigación identificar en cuáles principios la didáctica del docente está fundamentada y cuáles son los elementos necesarios para la superación técnico reduccionista, además de evaluar cómo está subvencionado el proceso de enseñanza-aprendizaje de los académicos. Los datos fueron tomados a través de cuestionarios semiestructurados, dirigida a los docentes de tres instituciones de educación superior del interior del Estado de Piauí. Para subsidiar las discusiones teóricas nos basamos en Gil (2006), Dewey (1956) Veiga (2012), Candau (2012), Demo (2012), y demás. Los resultados muestran que los docentes creen que la didáctica técnico reduccionista se aplica a la fragmentación disciplinaria y que por medio del trabajo interdisciplinario y a través de la investigación de campo se encuentran las posibilidades de superar este tipo de didáctica. |
Descrição: | SILVA, Joselma Ferreira de Lima e; FREITAS, Leidiana da Silva Lima; SILVA, Rosuíla dos Santos. Didática com-ciência e consciência: o desafio da superação técnico-reducionista no ensino superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 39, n. 73, p. 60-74, jan./jun. 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28215 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_jflsilvalslfreitas.pdf | 275,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.