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Tipo: Dissertação
Título: Gestão de fatores que contribuem para o desenvolvimento sustentável em uma Instituição Federal de Ensino Superior
Autor(es): Santos, Narcélio José Marques dos
Orientador: Rodrigues, Maxweel Veras
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável;Sustentabilidade;Ensino Superior;Instituição Federal de Ensino Superior
Data do documento: 2017
Citação: SANTOS, Narcélio José Marques. Gestão de fatores que contribuem para o desenvolvimento sustentável em uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2017. 100f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós - Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: As emergentes questões ligadas ao desenvolvimento sustentável tiveram suas origens nos movimentos de preservação do meio ambiente. Com a evolução da temática para formação de uma base sustentável, acrescentou-se, ao meio ambiente, as questões econômicas e sociais, os três itens formam juntos o tripé da sustentabilidade. A educação é tida como a principal fonte de conscientização da sociedade e propagação das ideologias do desenvolvimento sustentável, e as universidades colaboram nesse processo disseminando o pensar e o agir sustentável, devendo elas próprias serem modelos de sustentabilidade, por meio de seus eixos de atuação (ensino, pesquisa, extensão e gestão). Este estudo objetivou desenvolver um método para analisar ações, aspectos e estratégias existentes dentro de uma Instituição Federal de Ensino Superior, que contribuem para a prática do Desenvolvimento Sustentável. De natureza qualitativa, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, um estudo de caso que se complementa com a pesquisa documental. O presente trabalho permitiu dimensionar o desenvolvimento sustentável dentro da IFES, em suas diversas frentes de atuação. Após a aplicação do método proposto, e apesar da fase embrionária, verificou-se o interesse da Instituição em evoluir nas questões sustentáveis. Há um extenso caminho a ser percorrido, tendo em vista que a preocupação com as futuras gerações perpassa os limites físicos da universidade.
Abstract: The emergent issues related to sustainable development had their origins in the movements of preservation of the environment. With the evolution of the theme to create a sustainable base, the economic and social issues were added to the environment, the three items together form the tripod of sustainability. Education is the main source of awareness of society and propagation of sustainable development ideologies, and universities collaborate in this process by disseminating sustainable thinking and action, and they must themselves be models of sustainability, through their lines of action (teaching, research, extension and management). This study aimed to develop a method to analyze actions, aspects and strategies existing within the Federal High Education Institute, which contribute to the practice of Sustainable Development. It is, of qualitative nature, an exploratory and descriptive research, a case study that is complemented with the documentary research. The present work allowed to dimension the sustainable development within the FHEI, in its several fronts of action. After applying the proposed method, and despite the embryonic phase, the Institution's interest in evolving in sustainable issues was verified. There is an extensive way to be covered, since the concern with future generations permeates the physical limits of the university.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28210
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