Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28080
Tipo: Dissertação
Título: Stereogame – Desenvolvimento, implementação e avaliação de um jogo didático-computacional para o ensino de estereoquímica
Título em inglês: Stereogame - Development, implementation and evaluation of a didactic-computational game for the teaching of stereochemistry
Autor(es): Moreira, João Victor Xerez
Orientador: Silva Júnior, José Nunes da
Palavras-chave: Estereoquímica;Jogos;Software;Stereogame
Data do documento: 2016
Citação: MOREIRA, João Victor Xerez. Stereogame – Desenvolvimento, implementação e avaliação de um jogo didático-computacional para o ensino de estereoquímica. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Jogos e softwares são excelentes métodos de aprendizagem ativa e têm sido cada vez mais utilizados em diferentes áreas da Educação como métodos complementares aos ditos tradicionais para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho, desenvolveu-se um jogo didático-computacional no formato de cartas/tabuleiro - Stereogame - gratuito e em dois idiomas (Português e Inglês), usando a plataforma Flash, o qual aborda o tema estereoquímica. O jogo foi disponibilizado na homepage do Curso de Química da Universidade Federal do Ceará (http://www.quimica.ufc.br/stereogame) e foi avaliado por estudantes e professores de várias regiões do mundo. Os resultados obtidos caracterizaram o jogo como uma boa ferramenta educacional, já que permitiu aos estudantes revisar o conteúdo abordado de uma forma lúdica, facilitando a sua aprendizagem. A versatilidade do formato do jogo também foi comprovada através de sua fácil adaptação ao tema de Ciências, em parceria com uma escola de ensino fundamental - Creche e Escola Espaço Vida, em Fortaleza. Neste caso, apenas alterando-se o banco de perguntas e alguns detalhes do template, o Stereogame foi transformado em Sciencegame (http://goo.gl/LzF1CU)
Abstract: Games and software are excellent methods of active learning and have been increasingly used in different areas of education in addition to traditional methods, to facilitate the teaching-learning process. In this work, using the Flash Platform, a didactic computer game was developed. Stereogame is a card /board game, free of charge and in two languages (Portuguese and English), which addresses the issue of stereochemistry. Access to the game was made available on the homepage of the Federal University of Ceará’s Chemistry Course (http://www.quimica.ufc.br/stereogame). The game was rated by students and teachers. The evaluation results characterize the game as a good educational tool, allowing students to review the content covered in stereochemistry in a playful way, facilitating their learning. The versatility of the game format has also been proven through its easy adaptation to the theme of Sciences, in a partnership with an elementary and middle school – Espaço Vida. In this case, only changing the set of questions and some template details, Stereogame was transformed into a general Science game.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28080
Aparece nas coleções:DQOI - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_jvxmoreira.pdf4,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.