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Tipo: Dissertação
Título: Qualidade de vida no trabalho dos docentes da Universidade Federal do Ceará
Título em inglês: Quality of work life of professors at the Federal University of Ceará
Autor(es): Martins, Márcia Maria da Costa
Orientador: Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho;Docente;Programas e Projetos;Inserção;Quality of Working Life;Professor;Programs and Projects;Insertion;Docentes – Universidade Federal do Ceará;Professores Universitários – Ceará;Administração de Recursos Humanos - Desenvolvimento de Pessoal;Promoção da Saúde;Administração de Recursos Humanos - Desenvolvimento de Programas
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.
Citação: MARTINS, Márcia Maria da Costa. Qualidade de vida no trabalho dos docentes da Universidade Federal do Ceará. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2011.
Resumo: A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é, cada vez mais, preocupação e ocupação de pesquisadores interessados em compreender o que, de fato, constitui ausência ou baixa qualidade de vida no dia a dia dos que trabalham, sejam estes vinculados aos órgãos públicos ou à iniciativa privada. Utilizando-se de um modelo de identificação dos níveis de Qualidade de Vida no Trabalho já validado – Modelo de Walton – este estudo teve como objetivo conferir, junto aos docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC), o nível de QVT que estes possuem. Do mesmo modo, buscou-se compreender os motivos que os levam a não se inserirem nos programas e projetos psicossociais e culturais promovidos pelo Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) da Superintendência de Recursos Humanos da UFC. Para tanto, realizou-se pesquisa descritiva por meio de questionário on-line com amostra probabilística causal simples, constituída por 120 docentes da referida instituição, nas diversas áreas de conhecimento, localizadas nos campi de Fortaleza e interior do Ceará. Os dados revelaram que, de modo geral, os docentes possuem boa Qualidade de Vida no Trabalho da UFC. Conceituam QVT como bom relacionamento, respeito, satisfação, autonomia, bem-estar, segurança, infraestrutura e tranquilidade. Não relevaram, diretamente, os rendimentos à obtenção de QVT, mas ressaltam que a remuneração não é suficiente para lhes satisfazer as necessidades pessoais. Sobre sua não-inserção nos programas e projetos psicossociais e culturais que a UFC oferece, apresentam alguns argumentos, como a falta de conhecimento e a ausência de programas e projetos específicos para docentes.
Abstract: The Quality of Life at Work (QLW) is more and more a reason for concern and occupation of researchers who are interested in understanding what, in fact, is the absence or poor quality of life in the routine of working people, no matter whether they are linked to other public bodies or private initiative. Using a model for identifying levels of Quality of Working Life already validated – The Walton Model - This study aimed to provide, along with the professors of the Federal University of Ceará (UFC), the level of QLW they have. Similarly, we sought to understand the reasons that lead to not getting inserted into the programs and psychosocial as well as cultural projects promoted by the Department of Human Development (DHD) of the Superintendence of Human Resources of the UFC. For so, we carried out a descriptive research through an online questionnaire with simple causal probability sample consisting of 120 professors of that institution, in the various areas of knowledge, located in the campuses of Fortaleza and the state of Ceará. The data revealed that, overall; teachers have good Quality of Working Life at the UFC. The QLW is conceptualized as good relationship, respect, satisfaction, autonomy, welfare, security, infrastructure and tranquility. They did not show directly the interest to obtain QLW, but they pointed out that the pay is not enough for them to meet personal needs. Concerning his lack of insertion in programs and projects that the psychosocial and cultural UFC offers, they present some arguments, such as lack of knowledge and absence of specific programs and projects for teachers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2800
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