Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27975
Tipo: TCC
Título: Críticas ao ensino e a pesquisa jurídicos à luz da epistemologia do direito
Autor(es): Barros, Igor Moreira
Orientador: Machado Segundo, Hugo de Brito
Palavras-chave: Direito;Pesquisa jurídica;Ensino superior
Data do documento: 2013
Citação: BARROS, Igor Moreira. Críticas ao ensino e a pesquisa jurídicos à luz da epistemologia do direito. 2013. 62 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: A importância de analisar o tema "Críticas ao Ensino e à Pesquisa jurídicos à luz da Epistemologia do Direito" esta na possibilidade de desenvolver uma mentalidade realmente científica nos juristas. Partindo-se da ideia de que os paradigmas científicos e pedagógicos que permeiam a Jurisprudência estão defasados e são insuficientes para uma boa compreensão do fenômeno jurídico, busca-se, através deste trabalho, mostrar que, sendo o Direito uma ciência social, deve ele ser estudado e lecionado através do engajamento do ensino com a pesquisa, haja vista o caráter enciclopédico e crítico que caracteriza o ensino superior. Nesse sentido, concluímos que, caso não haja uma mudança na tranmissão formalista e dogmática dos ensinamentos jurídicos, o Direito tende cada vez mais a se resumir a um ensino técnico.
Abstract: The importance of examining the theme "Critiques of the Juridicals Learning and Research in light of the Juridical Epistemology" is in possibility of developing a really scientific mindset in the jurists. Based on the idea that scientific and pedagogical paradgms that permeate the science of the law are outdated and insufficient for an appropriate understanding of the legal phenomenon, we seek, through this monograph, show that, being the science of the law social science, it should be studied and taught with engagement of the research and education at the class room, given the encyclopedic character, investigative and critical of the righer education. So, we conclude that, if there is no change in the formalistic and dogmatic transmission of juridical knowledge, it tends to be restricted to technical education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27975
Aparece nas coleções:DIREITO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_imbarros.pdf284,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.