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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O vídeo como dispositivo na pesquisa com jovens estudantes: contorno(s) estético-ético-político(s)
Título em inglês: Video as device in research with young students: aesthetic-ethical-political contour(s)
Autor(es): Miranda, Luciana Lobo
El Khouri, Mauro Michel
Souza Filho, José Alves de
Oliveira, Eveline Nogueira Pinheiro de
Palavras-chave: Pesquisa-intervenção;Juventude;Mídia;Escola;Vídeo
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Psicologia
Citação: MIRANDA, Luciana Lobo; EL KHOURI, Mauro Michel; SOUZA FILHO, José Alves de; OLIVEIRA, Eveline Nogueira Pinheiro de. O vídeo como dispositivo na pesquisa com jovens estudantes: contorno(s) estético-ético-político(s). Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 53-64, jan./jun. 2017.
Resumo: Este trabalho discute a atuação do vídeo como dispositivo de pesquisa. A partir dos resultados de pesquisa-intervenção realizada em duas escolas públicas de Fortaleza, analisam-se as implicações estéticas, éticas e políticas envolvidas no encontro entre jovens estudantes e a experiência audiovisual. Fundamenta-se em conceitos-ferramenta da Análise Institucional francesa, como implicação, restituição e analisador para conceber o estudo como um pesquisar com os jovens e com as escolas. A pesquisa contou com duas oficinas de produção de vídeo que tiveram como tema a relação juventude e mídia. Cinco vídeos foram produzidos, os quais foram exibidos e debatidos nas duas escolas com a presença dos realizadores, professores e gestores. O uso do vídeo atuou como dispositivo no processo de construção de dados potencializado como documento, disparador de debate, produtor de analisadores, objeto de estudo e enunciador de si. A pesquisa-intervenção visa à criação de dispositivos que promovam a análise de questões por parte do coletivo institucional. Dessa forma, ao discutir o uso do vídeo como dispositivo de pesquisa, busca-se pensá-lo como estratégia de intervenção que visa gerar acontecimentos, favorecendo a produção de novas formas de pensar e agir na relação mídia-educação.
Abstract: This paper discusses about the video performance as a research device. From the intervention-research results carried out in two public schools in Fortaleza, discusses aesthetic, ethical and political implications involved in the encounter between young students and audiovisual experience. It is based on key concepts of the French Institutional Analysis, as implication, restitution and analyzer to design the study as a research with young people and schools. The research included two video workshops that had as its theme the youth and media relationship. Five videos were produced, which were displayed and discussed at the two schools with the presence of directors, teachers and managers. The use of video served as a device in the data construction process leveraging as document, trigger debate, analyzers producer, object of study and enunciator himself. The intervention-research aims to create tools that promote the analysis of issues by the institutional collective. Thus, when discussing the use of video as a research tool, we seek to think of it as an intervention strategy to generate events, favoring the production of new ways of thinking and acting in relation media-education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27939
ISSN: 2179-1740 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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