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Title in Portuguese: Estágio curricular supervisionado na Licenciatura plena em Química e a Integração Teoria e Prática: perspectivas do constituir-se professor
Title: Curricular stage supervised in the full Licensing in Chemistry and the integration theory and practice: perspectives of the constituting teacher
Author: Sousa, Roselene Ferreira
Advisor(s): Carneiro, Cláudia Christina Bravo e Sá
Keywords: Estágio Curricular Supervisionado
Teoria e Prática
Currículo
Supervised internship
Theory and practice
Curriculum
Etapa curricular supervisada
Teoría y Práctica
El currículo
Issue Date: 2017
Citation: SOUSA, Roselene Ferreira. Estágio curricular supervisionado na Licenciatura plena em Química e a integração teoria e prática: perspectivas do constituir-se professor. 2017. 209f. – Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa teve por objetivo compreender o papel desempenhado pelo Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química da FECLESC/UECE e sua efetivação nos espaços da Universidade e da Escola Básica, analisando as concepções dos agentes pedagógicos envolvidos, considerando a perspectiva da unidade teoria e prática na formação docente. O estudo, utilizando a abordagem qualitativa é descritivo na análise dos dados. Como metodologia escolheu-se o estudo de caso e os instrumentos de coleta dos dados foram análise documental e entrevistas semiestruturadas. Inicialmente foram testadas as possibilidades da pesquisa com uma revisão de literatura, reunindo autores para a fundamentação teórica do estudo. Em seguida foi feita uma visita exploratória, com a finalidade de escolher a faculdade, as escolas e os sujeitos participantes da pesquisa, selecionados de acordo com critérios, estabelecidos, tais como localização da faculdade e das escolas, receptividade dos diretores e professores, a formação inicial e o tempo de serviço dos docentes. Uma faculdade, duas escolas, dois professores da faculdade e dois professores de duas escolas de educação básica onde o Estágio Curricular Supervisionado se desenvolve se enquadraram nos critérios estabelecidos, tendo, portanto, sido escolhidos. Com a inserção no campo, a faculdade, as escolas e os professores foram caracterizados com a finalidade de identificar o ambiente e os sujeitos da pesquisa. Pode-se considerar que o Estágio Curricular Supervisionado da FECLESC/UECE, especialmente no curso de Licenciatura em Química se constituiu, passando por muitas dificuldades, manifestando concepções, ideologias e vivências de cada docente orientador do estágio, pois não havia uma sistematização no início do curso. A pesquisa mostrou ainda, que as orientações prescritas nos documentos oficiais e institucionais atualmente vigentes para o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, propõem uma concepção de estágio na perspectiva crítica e reflexiva. Nas concepções dos professores sujeitos da pesquisa, o estágio é importante, é o momento de o aluno estar diante da realidade da profissão docente. Entretanto, nesse momento, são manifestadas a ideologia, a cultura e a vivência de cada sujeito, uma vez que cada um desempenha o seu trabalho dentro do processo, cada um procura se adequar às normas reguladoras sistematizadas nos documentos oficiais e institucionais, ou seja, cada um desenvolve o seu papel em confronto direto entre o currículo oficial, sua cultura e concepções.
Abstract: The objective of this research was to understand the role played by the Supervised Internship of the FECLESC / UECE Chemistry Degree and its effectiveness in the spaces of the University and the Basic School, analyzing the conceptions of the pedagogical agents involved, considering the perspective of the unit Theory and Practice in teacher education. The study using the qualitative approach is descriptive in the data analysis. As a methodology, the case study was chosen and the data collection instruments were documental analysis and semistructured interviews. Initially the possibilities of the research were tested with a literature review, bringing together authors for the theoretical basis of the study. An exploratory visit was then made to select the faculty, the schools and the subjects participating in the research, selected according to established criteria such as location of the faculty and schools, receptivity of the directors and teachers, formation Teacher's time of service. One college, two schools, two faculty members and two teachers from two elementary schools where the Supervised Internship develops have met the established criteria and have therefore been chosen. With the insertion in the field, faculty, schools and teachers were characterized for the purpose of identifying the environment and research subjects. It can be considered that FECLESC / UECE's Supervised Internship, especially in the Degree in Chemistry, was constituted, going through many difficulties, manifesting conceptions, ideologies and experiences of each instructor of the internship, since there was no systematization at the beginning of the course. The research also showed that the guidelines prescribed in the official and institutional documents currently in force for the development of the Supervised Internship, propose a conception of the internship in a critical and reflective perspective. In the conceptions of the subject teachers of the research, the stage is important, it is the moment of the student being before the reality of the teaching profession. However, at that moment, the ideology, culture and experience of each subject are manifested, since each one performs his work within the process, each one tries to conform to the regulatory norms systematized in official and institutional documents, that is, Each one develops its role in direct confrontation between the official curriculum, its culture and conceptions.
Abstract in Spanish: Esta investigación tuvo por objetivo comprender el papel desempeñado por la Etapa Curricular Supervisionado del Curso de Licenciatura en Química de la FECLESC / UECE y su efectividad en los espacios de la Universidad y de la Escuela Básica, analizando las concepciones de los agentes pedagógicos involucrados, considerando la perspectiva de la unidad teoría y Práctica en la formación docente. El estudio, utilizando el enfoque cualitativo, es descriptivo en el análisis de los datos. Como metodología se escogió el estudio de caso y los instrumentos de recolección de los datos fueron análisis documental y entrevistas semiestructuradas. Inicialmente se probaron las posibilidades de la investigación con una revisión de literatura, reuniendo autores para la fundamentación teórica del estudio. A continuación se realizó una visita exploratoria, con la finalidad de elegir la facultad, las escuelas y los sujetos participantes de la investigación, seleccionados de acuerdo con criterios, establecidos, tales como ubicación de la facultad y de las escuelas, receptividad de los directores y profesores, la formación Inicial y el tiempo de servicio de los docentes. Una facultad, dos escuelas, dos profesores de la facultad y dos profesores de dos escuelas de educación básica donde la Etapa Curricular Supervisada se desarrolla se encuadrar en los criterios establecidos, y por lo tanto fueron elegidos. Con la inserción en el campo, la facultad, las escuelas y los profesores se caracterizaron con la finalidad de identificar el ambiente y los sujetos de la investigación. Se puede considerar que la Etapa Curricular Supervisada de la FECLESC / UECE, especialmente en el curso de Licenciatura en Química se constituyó, pasando por muchas dificultades, manifestando concepciones, ideologías y vivencias de cada docente orientador del estadio, pues no había una sistematización al comienzo del proceso. La investigación mostró además que las orientaciones prescritas en los documentos oficiales e institucionales actualmente vigentes para el desarrollo de la Etapa Curricular Supervisionado, proponen una concepción de etapa en la perspectiva crítica y reflexiva. En las concepciones de los profesores sujetos de la investigación, la etapa es importante, es el momento de que el alumno esté ante la realidad de la profesión docente. En ese momento, se manifiestan la ideología, la cultura y la vivencia de cada sujeto, una vez que cada uno desempeña su trabajo dentro del proceso, cada uno procura adecuarse a las normas reguladoras sistematizadas en los documentos oficiales e institucionales, o sea, Cada uno desarrolla su papel en confrontación directa entre el currículo oficial, su cultura y concepciones.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27788
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