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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Serious games in virtual environments for health teaching and learning
Título(s) alternativo(s): Jogos sérios em ambiente virtual para ensino-aprendizagem na saúde
Autor(es): Santos, Cristiano Alves
Souza-Junior, Valtuir Duarte
Lanza, Flávio Ferreira
Lacerda, Allan Jonny
Jorge, Beatriz Maria
Mendes, Isabel Amélia Costa
Palavras-chave: Jogos de Vídeo;Treinamento por Simulação;Educação em Saúde;Health Education
Data do documento: Set-2017
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: SANTOS, C. A. et al. Serious games in virtual environments for health teaching and learning. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n. 5, p. 702-09, sept./oct. 2017.
Resumo: Objetivo: identificar na literatura como tem evoluído o uso de jogos sérios em ambiente virtual para o ensinoaprendizagem na saúde. Métodos: revisão integrativa, com buscas nas bases de dados: Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Resultados: identificaram-se 82.779 artigos, dos quais 13 foram analisados na íntegra. Jogos sérios apresentam menor custo comparados às simulações de procedimentos cirúrgicos, fácil acessibilidade e adequação ao desenvolvimento de habilidades cirúrgicas, treino de pacientes, aptidões, raciocínio clínico e tomada de decisão. Conclusão: os jogos sérios têm sido desenvolvidos por meio da elaboração de softwares e ferramenta de interatividade específica, principalmente os direcionados ao desenvolvimento de habilidades; com uso de componentes via internet, especialmente, na Medicina e Enfermagem; e utilizam periféricos dos próprios computadores nas estratégias de ensino-aprendizagem para incentivar o raciocínio clínico e a tomada de decisão.
Abstract: Objective: to identify the evolution in the use of serious games in virtual environments for health teaching and learning in the literature. Methods: integrative review with searches in the databases: Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Results: in total, 82,779 articles were identified, 13 of which were fully read. Serious games are cheaper than simulated surgical procedures, easy to access and appropriate for the development of surgical skills and the training of patients, skills, clinical reasoning and decision taking. Conclusion: serious games have been developed through the elaboration of software and specific interactivity tools, mainly focused on skills development; using internet components, especially in Medicine and Nursing; and use peripherals of the computers in the teaching-learning strategies to encourage clinical reasoning and decision making.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27550
ISSN: 1517-3852 Impresso
2175-6783 On-line
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