Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27510
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel
Autor(es): Bandeira, Olívia
Nicolau Netto, Michel
Palavras-chave: Música gospel;Consumo;Indústria da música;Indústria fonográfica
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: Bandeira, O.; Nicolau Netto, M. (2017)
Resumo: O consumo de produtos gospel desperta a atenção recente das ciências sociais, que empreendem esforços em buscar compreendê-lo e o explicar. Este artigo parte dessas abordagens, mas as considera insuficientes. Basicamente, argumenta-se que essas abordagens desconsideram, de um lado, as racionalidades próprias desse mercado e, de outro, os sentidos sociais que os agentes consumidores empregam aos produtos gospel. Tendo como foco a música e como método uma pesquisa etnográfica conduzida entre 2012 e 2015, será demonstrado como a própria estruturação da indústria da música gospel colabora com seu sucesso. Ainda, através de dados da pesquisa, como os sentidos que os consumidores dão a essa música impacta na relevância, em suas vidas, desse consumo.
Abstract: The consumption of gospel products attracted a great amount of attention to it by the Social Sciences. Recently social scientists were engaged on understanding this phenomenon and explaining it. This article parts from these approaches, but find them insufficient. We argue these approaches fail as they do not consider the rationalities of this market and the meanings the consumers give to the gospel products. Focusing on music, this article brings results of an ethnographic research carried out between 2012 and 2015. It will be shown that the own structure of the gospel music industry is of paramount importance to the comprehension of its success. Also, it will be argued that the meanings consumers give to gospel music, in their daily lives, impact its social relevance.
Descrição: BANDEIRA, Olívia; NICOLAU NETTO, Michel. As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 48, n. 1, p. 269-302, jan./jul. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27510
ISSN: 2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_obandeiramnicolaunetto.pdf917,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.