Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27500
Tipo: TCC
Título: Da ultra-atividade das leis penais temporárias e excepcionais em face do princípio da retroatividade da lei penal mais benigna
Autor(es): Gomes, Leonardo Calheiros
Orientador: Rebouças, Sérgio Bruno Araújo
Palavras-chave: Leis;Legalidade (Direito);Direito penal
Data do documento: 2013
Citação: GOMES, Leonardo Calheiros. Da ultra-atividade das leis penais temporárias e excepcionais em face do princípio da retroatividade da lei penal mais benigna. 2013. 46 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Este trabalho visa à compreensão do conceito das leis penais intermitentes – temporárias e excepcionais – e dos institutos relacionados à aplicação da lei penal no tempo. O problema central que se busca solucionar é a eventual contradição entre o artigo 3o do Código Penal Pátrio, que institui a ultra-atividade das leis penais transitórias, e o princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica previsto na Constituição Federal de 1988, a determinar a possível inconstitucionalidade do referido dispositivo. O trabalho se desenvolve inicialmente pelo estudo do princípio da legalidade e seus desdobramentos no âmbito do Direito Penal. Em um segundo momento, estuda-se o tema da vigência da lei penal no tempo, analisando-se por conseguinte a questão da sucessão de leis penais e as hipóteses de conflito de leis no tempo; nesta esteira, será dedicada atenção especial aos princípios da irretroatividade geral da lei penal e da retroatividade da lei penal mais benigna. Em seguida, as leis penais temporárias e excepcionais são tratadas detalhadamente, com arrimo na doutrina de famosos penalistas brasileiros. Expõem-se os argumentos dos doutrinadores que defendem a inconstitucionalidade do art. 3o do Código Penal e dos que, ao contrário, consideram este dispositivo válido em face da Constituição Federal. Ao final, apresenta-se conclusão definitiva sobre este problema. É oportuno o tratamento deste tema, uma vez que, após décadas de existência do Código Penal, foi editada pela primeira vez uma lei penal temporária, a Lei nº 12.663 de 5 de junho de 2012 – conhecida por Lei Geral da Copa –, de modo que ainda não se sabe como o Supremo Tribunal Federal apreciará eventual lide em que se coloque em dúvida a constitucionalidade do art. 3o do Código Penal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27500
Aparece nas coleções:DIREITO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_lcgomes.pdf473,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.