Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27448
Tipo: TCC
Título: Parques eólicos no Brasil: o potencial da energia eólica e o panorama regulatório brasileiro
Autor(es): Rocha, Layane Morais da
Orientador: Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de
Palavras-chave: Energia eólica - Brasil
Data do documento: 2014
Citação: ROCHA, Layane Morais da. Parques eólicos no Brasil: o potencial da energia eólica e o panorama regulatório brasileiro. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumo: Diante de um cenário de ascensão e incentivo às fontes renováveis de energia, sobretudo da energia eólica, o presente trabalho estuda a conjuntura atual no qual se encontra inserida a Energia Eólica no Brasil, abordando seu cresci mento, suas vantagens e desafios para seu maior desenvolvi mento no país. Destaca-se, ainda, o panorama regulatório que rege o setor elétrico brasileiro e seus impactos, sobretudo com a cri ação do PROINFA para a energia eólica, além de outras políticas governamentais que vi eram a incentivar a produção de fontes alternativas de energia como um complemento à matriz energética brasileira . O presente estudo, medi ante pesquisa exploratória descritiva e entrevista com profissional da área de regulação de uma destacada distribuidora de energia, identifica alguns gargal os para o cresci mento dessa promissora fonte de energia renovável, tais como: a importância do sistema de transmissão para o escoamento da energia produzi da pelos parques eólicos e os prejuízos pelo seu atraso; a necessidade de mai s políticas de incentivo para atrair mai s investidores, diminuindo a burocracia para o processo, por exemplo, de obtenção de financiamentos juntos ao BNDES. Abordase, ainda, os benefícios gerados para o setor elétrico, incluindo o setor eólico, com a reforma sofrida pelo setor, trazendo mais confiabilidade e celeridade para os envolvi dos no processo de produção, distribuição, compra e venda de energia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27448
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_lmrocha.pdf909,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.