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dc.contributor.advisorCorreia Neto, Jocildo Figueiredo-
dc.contributor.authorBezerra, Tayro Mendonça Lima-
dc.date.accessioned2017-11-09T15:15:52Z-
dc.date.available2017-11-09T15:15:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBEZERRA, Tayro Mendonça Lima. Estudo de caso sobre decisão de investimentos em empresas de comunicação do Ceará. 2015. 68 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27363-
dc.description.abstractCompanies live a new era, where the information is being decentralized, mostly about control and production. The changes affect all sectors of products and services, but especially media companies that are in an increasingly competitive and unpredictable market. The development projects can be the "means" to achieve the sustainability objectives of these companies (SILVA; GIL, 2013). And those responsible for the analysis and approval of these projects are the managers. The objective of this research is to describe the practices used for decision-making on investments in new projects in media companies in Ceará. The survey was conducted on the descriptive qualitative approach; the case study methodology was carried out in-depth interviews with 13 managers of five companies. The results show that the projects can be categorized into two groups: commercial and institutional. They were listed in order of priority the three main factors considered for commercial projects: merchantability advertisers, profitability, and institutional suitability. And the three major factors evaluated in institutional projects: interest of the audience for the content, institutional suitability and technical feasibility. The oriented culture projects were easily perceived during interviews. All managers are clearly targeted, directly or indirectly, to central objectives: expand the audience and expand revenue. TV managers prioritize the appropriateness of the content to the public interest and the production quality. The radio managers must focus on keeping the institutional adjustment of production with high levels of audience. For print media decisions are by financial results. The approval process and decision of the projects is simplified and centralized, although the creation and development is participatory. He emphasized the skill and technical policy for managers in relation to superiors and colleagues, as well as a sense of general responsibility for the financial health of the company. The findings may encourage and contribute to new studies and discussions on the decision-making process in media companies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdministração de projetospt_BR
dc.subjectTomada de Decisõespt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.titleEstudo de caso sobre decisão de investimentos em empresas de comunicação do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs organizações vivem uma nova era, na qual a informação está sendo descentralizada, tanto do ponto de vista de controle como de produção. As mudanças afetam todos os setores de produtos e serviços, especialmente as empresas de comunicação que estão em um mercado cada vez mais competitivo e imprevisível. O desenvolvimento de projetos pode ser o “meio” para atingir os objetivos de sustentabilidade dessas empresas (SILVA; GIL, 2013), e os responsáveis pela análise e aprovação desses projetos são os gestores. O objetivo do estudo foi analisar as práticas utilizadas para a tomada de decisão sobre investimentos em projetos que requeressem grandes investimentos e mudanças nas rotinas e processos das empresas. A pesquisa teve enfoque qualitativo e descritivo. Foi desenvolvido um estudo de caso e os dados foram coletados através de entrevistas em profundidade com 13 gestores de empresas do Ceará. Os resultados apontam que os projetos podem ser categorizados em dois grupos: comerciais e institucionais. Foram listados por ordem de prioridade os três principais fatores considerados para projetos comerciais: aceitação comercial de anunciantes, lucratividade, adequação institucional. E os três principais fatores avaliados em projetos institucionais: interesse da audiência pelo conteúdo, adequação institucional e viabilidade técnica. A cultura voltada para projetos foi facilmente percebida durante as entrevistas. Todos os gestores são nitidamente direcionados, direta ou indiretamente, para objetivos centrais: ampliar a audiência e ampliar a receita. Gestores de televisão priorizam a adequação do conteúdo com o interesse do público e a produção com qualidade. Nas rádios os gestores tem foco em manter a adequação institucional da produção juntamente com altos níveis de audiência. Para a mídia impressa as decisões são por resultados financeiros. O processo de aprovação e decisão dos projetos é simplificado e centralizado, embora a criação e desenvolvimento seja participativa. Destacou-se a habilidade e técnica política dos gestores em relação aos superiores e colegas, além de um senso de responsabilidade generalizada com a saúde financeira da empresa. Os resultados desse trabalho podem incentivar e contribuir com novos estudos e discussões sobre o processo decisório em empresas de comunicação.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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