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Title in Portuguese: Inserção do bordado no segmento moda-vestuário no Ceará: uma análise institucional no campo da economia criativa
Author: Souza, Ligia Carla de Lima
Advisor(s): Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de
Keywords: Empreendedorismo
Moda e artesanato - Ceará
Bordado
Economia criativa
Issue Date: 2015
Citation: SOUZA, Lígia Carla de Lima. Inserção do bordado no segmento moda - vestuário no Ceará: uma análise institucional no campo da economia criativa. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2015.
Abstract in Portuguese: As mudanças no cenário macroeconômico do final do século XX e início do século XXI apontaram para a criatividade como uma nova força econômica, responsável pela eclosão de um novo campo de estudo, conhecido como economia criativa. Inserida no escopo dessa “nova economia”, a indústria da moda parece ganhar uma nova concepção na criação e no desenvolvimento dos produtos, como setor criativo. Na busca por um diferencial competitivo, a possibilidade de inserir o artesanato na moda representa o encontro de duas linguagens de produção diferenciadas que torna possível à moda revestir-se de valores simbólicos e imateriais, representativos de uma identidade cultural brasileira, ao mesmo tempo em que viabiliza-se um caminho para a sustentabilidade econômica do artesanato, representado nesta pesquisa pela tipologia bordado. Nesse sentido, este trabalho abordará a inserção do bordado no segmento de moda-vestuário, no estado do Ceará, por meio de uma análise do ambiente institucional formado por atores presentes na dinâmica da economia criativa, os quais foram relacionados seguindo a estrutura de arenas institucionais dos sistemas de negócio (Sistema Político, Sistema Financeiro, Mercado de Trabalho e Mercado Produtivo), proposto por Whitley (1999). Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, tendo como estratégia de pesquisa o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com 22 representantes de 14 instituições. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Como resultados, os diversos atores apresentaram aspectos positivos sobre a viabilidade do bordado na indústria da moda em termos de potencial de mercado, valorização cultural, desenvolvimento regional, favorecimento do turismo e oportunidade de emprego, contudo, suas ações institucionais denotaram um nível de atuação incapaz de fomentar a inserção do bordado na moda, convergindo para um cenário desfavorável. Os resultados mostraram que o ambiente institucional analisado tem dificuldades para a criação de capacidades institucionais que fortaleçam a economia criativa por meio da inserção do bordado na moda.
Abstract: The changes in the macroeconomic scenario of the late twentieth and early twenty-first century pointed to creativity as a new economic force, responsible for the outbreak of a new field of study, known as the creative economy. Included in the scope of this "new economy", the fashion industry seems to gain a new concept in the creation and development of products such as creative sector. In the search for a competitive edge, the possibility of inserting the fashionable craft is the meeting of two different production languages which makes it possible to fashion be of symbolic and intangible values, representative of a Brazilian cultural identity at the same time enables up a path to economic sustainability of craftsmanship, represented in this research by embroidery type. In this sense, this work will address the integration of embroidery in fashion-clothing segment in the state of Ceará, through an analysis of the institutional environment formed by the actors present in the dynamics of the creative economy, which were listed following the structure of institutional arenas of business systems (The State, Financial System, Skill Development and Control System, Trust and Authority Relations), proposed by Whitley (1999). Therefore, we conducted a qualitative study of exploratory and descriptive, with the research strategy case study. Data collection was conducted through interviews with 22 representatives from 14 institutions. The data were analyzed using content analysis technique. As a result, the various actors had positive aspects about the viability of embroidery in the fashion industry in terms of market potential, cultural development, regional development, tourism favoritism and employment opportunity, however, its institutional actions denote an acting level unable to foster the integration of embroidery in fashion, converging to an unfavorable scenario. The results showed that the analyzed institutional environment has difficulty creating institutional capacity to strengthen the creative economy.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27285
metadata.dc.type: Dissertação
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