Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27183
Title in Portuguese: Como fazer uma sociologia da singularidade? O escritor e o leitor face à teoria bourdieusiana da literatura
Author: Leão, Andréa Borges
Keywords: Campo literário
Autonomia
Singularidade
Habitus do leitor
Issue Date: 2008
Publisher: XI Congresso Internacional da ABRALIC
Citation: LEÃO, Andréa Borges. Como fazer uma sociologia da singularidade? O escritor e o leitor face à teoria bourdieusiana da literatura. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC, 11., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008.
Abstract in Portuguese: Se o ponto de partida de uma sociologia do estatuto do criador em literatura é o funcionamento social das obras e das condições de sua produção em um espaço de posicionamentos específicos à diversidade de seus usos e apropriações, o percurso da análise deve acompanhar a lógica de uma ordem de valores que fundamenta o trabalho de criação. A atividade literária não escapa às tensões entre a afirmação dos valores centrados no indivíduo, a criatividade e a genialidade dos escritores, e as regras que configuram e orientam as relações no mundo literário, a exemplo dos poderes de consagração e de reconhecimento. Essas tensões configuram-se nas relações de interdependência entre as formas de comportamento individual e a organização das instituições sociais que regulam o trabalho literário e a compreensão das obras. O objetivo deste trabalho é situar o escritor e o leitor como sujeitos historicamente submetidos a um “regime de singularidade” face à estrutura do campo literário. Para tanto, estabelece um diálogo entre a abordagem compreensiva da sociologia da arte e da literatura de Nathalie Heinich e a ciência das obras elaborada por Pierre Bourdieu.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27183
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISBN: 978-85-98402-06-02
Appears in Collections:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_eve_ableão.pdf151,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.