Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27180
Title in Portuguese: Brasil em imaginação: livros, impressos e leituras infantis (1890-1915)
Author: Leão, Andréa Borges
Keywords: Mercado editorial
Literatura infantil
Issue Date: 2003
Publisher: XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Citation: Leão, A. B. (2003)
Abstract in Portuguese: Proponho a análise da gênese do mercado editorial brasileiro a partir da escrita, edição e leitura dos livros infantis. O foco da discussão serão as relações sociais no meio que fabricava e vendia os livros e impressos destinados às crianças na conjuntura intelectual de inícios do século XX, e que marcam um período de construção dos textos de imaginação literária. Os homens de letras e de ciências pautavam suas ações no projeto mental de “inventar” uma nação e, assim, apostaram na nacionalização dos objetos culturais, entre eles os livros.
Description: LEÃO, Andréa Borges. Brasil em imaginação: livros, impressos e leituras infantis (1890-1915). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: INTERCOM, 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27180
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2175-5701
Appears in Collections:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_eve_ableão.pdf179,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.