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Tipo: Tese
Título: Biograficidade: a arte urbana na formação de si e do espaço
Título em inglês: Biograficidade: street art in the invention of self and of place
Autor(es): Araújo, Alessandra Oliveira
Orientador: Olinda, Ercília Maria Braga de
Palavras-chave: Grud, Narcélio – Arte urbana – Narrativas – Fortaleza,CE;Vida urbana – Narrativas - Fortaleza,CE;Limaverde, Rafael – Arte urbana – Narrativas – Fortaleza,CE;Space between;Narrative
Data do documento: 2017
Citação: Araújo, A. O.; Olinda, E. M. B. (2017)
Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar como a arte urbana pode atuar na formação de si e dos espaços. Desenvolvo um estudo com cinco artistas urbanos da cidade de Fortaleza – Narcélio Grud, Emerson Tubarão, Gleison Luz, Leandro Alves e Rafael Limaverde – com o intuito de compreender como a produção de graffitis pelas ruas da cidade aparece como elemento biográfico em suas narrativas e como suas produções podem transformar os espaços ao serem incorporadas à paisagem urbana, compondo a ideia de “biograficidade”, desenvolvida nesta tese como uma forma de escrita que deixamos na cidade e que ela incorpora em sua narrativa. Uso os fundamentos e procedimentos da pesquisa (auto)biográfica, a partir de autores como Josso (2004), Delory-Momberger (2012a), Pineau (2006) e Ferrarotti (1988), como base metodológica e epistemológica da tese. Para a construção de dados para a análise, uso a entrevista narrativa a partir das contribuições de Jovchelovitch e Bauer (2005). Dividi o processo de análise das entrevistas em duas etapas, sendo a primeira a metodologia da “nuvem de palavras”, em que desenvolvo uma articulação teórica a partir das categorias emergentes das falas dos sujeitos. Na segunda etapa, uso a “compreensão cênica” de Marinas (2007) para analisar o contexto da entrevista, fazer uma articulação das cenas do cotidiano dos entrevistados e, por último, uma análise das imagens implícitas, esquecidas ou mesmo evitadas. Após a análise individual das entrevistas, faço uma discussão sobre graffiti a partir do “espaço entre”, categoria em que desenvolvo com base em autores como Deleuze (2006) e Samain (2012). Ao perceber que o graffiti foi um elemento recorrente em todas as falas e que existia uma diferenciação na forma como era visto pelos sujeitos da pesquisa, resolvi analisar como existe uma produção a partir da diferença, uma multiplicidade que não permite uma definição estável do graffiti e também uma conversação entre as narrativas, tanto nas suas aproximações quanto nos seus distanciamentos. Para fazer uma discussão sobre “biograficidade”, uso principalmente Jacques (2012), Certeau (1998) e Delory-Momberger (2012a), os autores e o campo possibilitam uma compreensão de que a nossa experiência possui uma forte relação com o espaço, pois mudamos e somos transformados por ele. Além disso, foi possível chegar à compreensão de que existe uma narrativa do espaço em si, visto que as marcas que deixamos no espaço podem ser articuladas e formar uma narrativa urbana.
Abstract: This thesis aims to investigate how urban art can act in the formation of oneself and of spaces. I develop a study with five urban artists from the city of Fortaleza - Narcélio Grud, Emerson Tubarão, Gleison Luz, Leandro Alves and Rafael Limaverde - in order to understand how the production of graffiti on the streets of the city appears as a biographical element in their narratives and as its productions can transform the spaces to be incorporated into the urban landscape, composing the idea of \"biograficidade\", developed in this thesis as a form of writing that we leave in the city and that it incorporates in its narrative. I use the foundations and procedures of (biographical) research from authors such as Josso (2004), Delory-Momberger (2012a), Pineau (2006) and Ferrarotti (1988) as the methodological and epistemological basis of the thesis. For the construction of data for the analysis, I use the narrative interview from the contributions of Jovchelovitch and Bauer (2005). I divided the interview analysis process into two stages, the first one being the \"cloud of words\" methodology, in which I developed a theoretical articulation from the emerging categories of the subjects\' speeches. In the second stage, I use Marinas\' \"scenic comprehension\" (2007) to analyze the context of the interview, to articulate the daily scenes of the interviewees and, finally, to analyze the implied, forgotten or even avoided images. After analyzing the interviews individually, I make a discussion about graffiti from the \"space between\", category in which I develop based on authors such as Deleuze (2006) and Samain (2012). When I realized that graffiti was a recurring element in all the speeches and that there was a differentiation of the way it was seen by the research subjects, I decided to analyze how there is a production from the difference, a multiplicity that does not allow a stable definition of graffiti and also a conversation between the narratives, both in their approaches and in the distance. To make a discussion of \"biograficidade\", I use mainly Jacques (2012), Certeau (1998) and Delory-Momberger (2012a), the authors and the field provides an understanding that our experience has a strong relation with space, since we are changed and transformed by him. In addition, it was possible to arrive at the understanding that there is a narrative of space itself, since the marks that we left in space can be articulated and form an urban narrative.
Descrição: ARAÚJO, Alessandra Oliveira. Biograficidade: a arte urbana na formação de si e do espaço. 2017. 296f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27167
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