Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27150
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do planejamento do transporte ferroviário regional de carga: análise para o semiárido brasileiro sob os aspectos do crescimento e desenvolvimento econômico regional
Autor(es): Silva, Erika Vanessa Alves da
Orientador: Bertoncini, Bruno Vieira
Coorientador: Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Palavras-chave: Transportes;Desenvolvimento econômico;Ferrovia trans-nordestina;Transporte de carga
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, Erika Vanessa Alves da. Avaliação do planejamento do transporte ferroviário regional de carga: análise para o semiárido brasileiro sob os aspectos do crescimento e desenvolvimento econômico regional. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Diversas teorias tem demonstrado uma relação positiva entre o investimento em transporte de carga e a promoção de crescimento econômico, em especial para o caso de países em desenvolvimento. Neste sentido, pretende-se aprofundar a discussão em direção ao relacionamento do transporte ferroviário de carga e fatores determinantes do desenvolvimento econômico regional. O objetivo geral deste trabalho consiste em propor um instrumento de avaliação do planejamento e operação de uma infraestrutura ferroviária regional de carga no semiárido brasileiro sob os aspectos do desenvolvimento econômico regional. Para tal, o método proposto está configurado em um processo iterativo composto por quatro etapas. A aplicabilidade da proposta foi testada e avaliada a partir de um estudo de caso envolvendo a ferrovia Transnordestina. Dentre os principais resultados destacam-se a proposição e mensuração das variáveis PIB municipal, balança comercial, número de empregos relacionado ao setor ferroviário e índice Firjan de desenvolvimento municipal como indicadores econômicos e sociais que relacionam a infraestrutura ferroviária regional de carga ao desenvolvimento regional. Outro resultado importante consistiu no mapeamento da demanda potencial de carga e determinação do raio de influência da ferrovia sobre a região no qual ela será inserida. Por fim, o método se mostrou eficiente em sua proposição teórica e aplicação à ferrovia Transnordestina.
Abstract: Several theories have shown a positive relationship between investment in cargo transportation and the promotion of economic growth, especially for developing countries. In this sense, it is intended to deepen the discussion towards the relationship of rail freight and determining factors of regional economic development. The general objective of this work is to propose an instrument to evaluate the planning and operation of a regional railway infrastructure of cargo in the Brazilian semi-arid region, under the regional economic development aspects. For this, the proposed method is configured in an iterative process composed of four steps. The applicability of the proposal was tested and evaluated from a case study involving the Transnordestina railway. Among the main results are the proposal and measurement of the variables municipal GDP, trade balance, number of jobs related to the railway sector and Firjan index of municipal development as economic and social indicators that relate regional rail infrastructure to regional development. Another important result was the mapping of the potential load demand and determination of the radius of influence of the railroad over the region in which it will be inserted. Finally, the method proved efficient in its theoretical proposition and application to the Transnordestine railway.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27150
Aparece nas coleções:DET - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_evasilva.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.