Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27130
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conhecendo uma unidade de ensino durante o estágio curricular: a importância da prática investigativa nesse momento
Título em inglês: Knowing a teaching unit during the training: the importance of research practice at this time
Autor(es): Rodrigues, Allynneide Emannuelly da Silva
Souza, Caroline Isabelle de
Santos, Jaqueline Maria dos
Ribeiro, Késia Fernanda Menezes Silva
Silva Neto, Severino Marinho da
Lima, Filipe Augusto Xavier
Palavras-chave: Educação formal;Ensino;Estágio curricular
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Monografias Ambientais
Citação: RODRIGUES, Allynneide Emannuelly da Silva; SOUZA, Caroline Isabelle de; SANTOS, Jaqueline Maria dos; RIBEIRO, Késia Fernanda Menezes Silva; SILVA NETO, Severino Marinho da; LIMA, Filipe Augusto Xavier. Conhecendo uma unidade de ensino durante o estágio curricular: a importância da prática investigativa nesse momento. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v. 13, n. 4, p. 3632-3638, 2014.
Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo descrever a experiência construída por um grupo de alunos do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco durante a realização do seu primeiro estágio curricular em uma instituição de ensino. Para tanto, procurou-se situar o estágio como um momento dinâmico e participativo entre as partes atuantes, onde a incorporação da prática investigativa pode desempenhar um papel fundamental na aproximação dos discentes em formação da realidade em que irão desenvolver suas atividades profissionais. O trabalho de campo foi realizado no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, no Campus de Vitória de Santo Antão. Na análise e interpretação dos dados coletados, puderam-se perceber as divergências de pensamento e a visão particular que cada um possui sobre a instituição, expectativas, mercado de trabalho e possíveis oportunidades no âmbito das atividades realizadas. As visitas à instituição foram importantes para que fosse observada e analisada a estrutura física do local e o que é disponibilizado aos estudantes em seu cotidiano, permitindo a compreensão da instituição através de diferentes ângulos.
Abstract: This article aims to describe the experience built by a group of students of the undergraduate Bachelor of Licenciatura em Ciências Agrí- colas da Universidade Federal Rural de Pernambuco during the course of his first training in an educational institution. To this end, we sought to situate the stage as a dynamic and participatory moment between the acting parties, where the incorporation of research practice can play a key role in bringing the training of students in reality they will develop their professional activities. Fieldwork was conducted at the Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, no Campus de Vitória de Santo Antão. The analysis and interpretation of data collected, could be perceived divergence of thought and particular vision one has about the institution, expectations, labor market and possible opportunities within the activities. The visits were important to the institution that was observed and analyzed the physical structure of the site and what is available to students in their daily lives, allowing an understanding of the institution through different angles.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27130
ISSN: 2236-1308
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_aesrodrigues.pdf435,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.