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Title in Portuguese: Políticas de inserção de alunos no mercado de trabalho sob a ótica das instituições de ensino superior de tecnologia
Author: Lima, Débora Andrade
Advisor(s): Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Keywords: Mercado de Trabalho
Tecnólogos
Políticas públicas - Brasil
Issue Date: 2015
Citation: LIMA, Débora Andrade de. Políticas de inserção de alunos no mercado de trabalho sob a ótica das Instituições de Ensino Superior de Tecnologia. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2015.
Abstract in Portuguese: Este trabalho tem por objetivo analisar as políticas de inserção de alunos no mercado de trabalho sob a ótica das instituições de ensino superior de tecnologia. Esta pesquisa busca conhecer também os desafios da inserção de alunos ao mercado de trabalho por parte das IES´s, bem como sua relação com as políticas públicas, e as possibilidades de aumento dessa inserção. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental e da utilização de entrevistas em profundidade com coordenadores e diretores realizou-se um estudo de caso em duas instituições de ensino: Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e a Universidade Estadual Vale do Acaraú. Constatou-se com a pesquisa que as políticas institucionais relativas à inserção de alunos no mercado de trabalho são voltadas para recebimento de demandas e divulgação de estágios e empregos ofertados por empresas parceiras e agentes de integração, além da preocupação na formação de um profissional cidadão, com o acompanhamento dos estágios para que o aluno realize estágios ou trabalhe na sua área de atuação, não se tornando uma mão de obra barata; que as relações existentes com mercado/governo referentes às ações de inserção no mercado de trabalho acontecem no momento da oferta de oportunidades em instituições públicas, privadas e agentes de integração e encontros promovidos pelos agentes de integração, tais como Centro Integrado Escola Empresa e Instituto Euvaldo Lodi; que os processos referentes à inserção de alunos no mercado de trabalho com mais destaque versam sobre o recebimento de ofertas de oportunidades, análise e divulgação dessa oferta, além do acompanhamento in loco de parte dos estagiários, orientação de carreira e oportunidades de atividades complementares no sentido de ampliar o conhecimento e por conseguinte facilitar a inserção, no âmbito de um contexto econômico favorável; e que a percepção dos dirigentes em relação aos alunos no processo de inserção no mercado de trabalho registra melhora a cada ano, mas que o aluno precisa se envolver ainda mais nas atividades complementares para aumentar as possibilidades de inserção. Segundo relato dos respondentes deve haver um ciclo virtuoso no sentido de que devem existir políticas públicas que promovam o crescimento econômico do pais e, assim, o aumento da demanda por estagiários e trabalhadores qualificados, somado a políticas públicas de expansão do ensino tecnológico; dentre elas, o investimento que promova um ensino de qualidade, para que bons estagiários e profissionais sejam absorvidos pelo mercado de trabalho.
Abstract: This work aims to analyze inclusive policies for students in labor market under the view of institutions of higher education on technology. This research also intends to know the challenges of inclusion of a student in the labor market by these institutions, as well as their relation with the public policies, and the possibilities of increasing the numbers of that inclusion. Through documental and bibliographic research and the use of deep interviews with coordinators and directors, a case study with two higher education institutions was accomplished: Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) and Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). It has been shown, with this research, that institutional policies in inclusion of students in labor market are related to receiving of demands and disclosure of internships and jobs offered for partner companies and integration agents, beyond the concern on forming a professional citizen, following-up the internships so the student can attend them or work in his actuation area, not becoming cheap workforce; that the existent relations between market/government referring to actions in inclusion in labor market happen in the moment of the offering of opportunities in public and private institutions and integration agents and in encounters promoted by these integration agents, as CIEE and IEL; that processes referent to inclusion of more prominent students in labor market could be about the receiving of opportunity offers, their analysis and disclosure, beyond the in loco follow-up of part of the trainees, career orientation and opportunities for complementary activities, so knowledge can be extended and, consequently, make inclusion easier, in an enabling economic context; and that the perception of executives in relation to the inclusion of students in labor market increases year by year, but that students need to get even more involved in the complementary activities to increase their possibilities of inclusion. A virtuous circle was observed, in the sense that there must be public policies which promote the economic growth of the nation and, thus, the increasing for trainees and qualified workers demand, added to public policies for expansion on technological education; among them, investments which promote a high level quality of education, so that good trainees and workers can be absorbed by label market.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27113
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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