Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27045
Title in Portuguese: Florbela Espanca: o "ser mulher" na resignação e na transgressão pelo desejo. Por uma sociologia da escrita feminina
Author: Santos, Vivian Matias dos
Paiva, Antonio Cristian Saraiva
Keywords: Florbela Espanca
Mulher
Campo literário
Dominação masculina
Issue Date: 2010
Publisher: Baleia na rede
Citation: Santos, V. M.; Paiva, A. C. S. (2010)
Abstract in Portuguese: Os paradoxos inerentes ao feminino e à feminilidade aparentam ser elementos que ―enviesam‖ toda a obra de Florbela Espanca (1894-1930). Especificamente em sua poesia, a afirmação e a negação do ―ser mulher‖ transita do êxtase erótico e libertário ao profundo lamento e resignação. Assim, o objetivo deste ensaio é compreender como Florbela percebe a mulher e o ser mulher em sua poesia. Opto por realizar tal incursão a partir de uma abordagem sociológica sustentada por uma análise que tenta dialogar a trajetória da escritora através de sua obra autobiográfica. Para tanto, faz necessário a compreensão desta no campo literário de sua época, e, particularmente, da possibilidade de sua inserção neste campo como escritora que tem como marca a transgressão da então tradicional escrita feminina.
Description: SANTOS, Vivian Matias dos; PAIVA, Antonio Cristian Saraiva. Florbela Espanca: o "ser mulher" na resignação e na transgressão pelo desejo. Por uma sociologia da escrita feminina. Baleia na rede, Marília, ano VII, v. 1, n. 7, p. 167-180, dez. 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27045
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1808 -8473
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_art_vmsantos.pdf283,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.