Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27026
Tipo: | TCC |
Título : | A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade? |
Autor : | Silva, Erika Luiza Ferreira da |
Tutor: | Gomes, Adriana Leite Limaverde |
Palabras clave : | Inclusão;Afetividade;Paralisia cerebral |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | SILVA, Erika Luiza Ferreira da. A inclusão de um aluno com paralisia cerebral no ensino fundamental: qual o papel da afetividade?. 2013. 55f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho investiga o papel da afetividade no processo de inclusão de uma criança diagnosticada com Paralisia Cerebral (PC). Verifica de que forma a afetividade se manifesta em uma turma de 4º ano do ensino fundamental que possui uma criança diagnosticada com tal especificidade. Observa e analisa os efeitos das relações afetivas estabelecidas entre o aluno com PC, sua professora e os demais alunos da turma como processo de aprendizagem da criança com Paralisia Cerebral. A pesquisa se fundamenta nos teóricos sóciointeracionistas Piaget, Wallon e Vygostky. Os autores, em seus estudos, buscaram explicar a relação entre o desenvolvimento da afetividade e o desenvolvimento cognitivo, identificando as interações e experiências que a criança adquire como parte do processo. Os procedimentos consistiram na aplicação de entrevistas com o sujeito de nossa pesquisa e suas professoras, a de sala de aula e a da sala do atendimento educacional especializado. Foram também realizadas observações durante quatro dias na sala de aula do aluno participante. Os resultados revelaram que para a professora da sala de aula, afetividade se relaciona necessariamente ao contato físico, sem mencionar outros aspectos atitudinais que podem revelar sentimentos e concepções sobre a pessoa com deficiência. Para a professora do atendimento educacional especializado a afetividade se manifesta não somente com o contato físico, mas através de palavras de incentivo, motivação e respeito. Com os colegas de turma, a afetividade se expressa através de gestos, ajudando ao aluno. Para o aluno, o afeto tornou-se parte do seu processo de aprendizagem, instigando-o a cometer erros sem receio. Desta forma conclui- se que o afeto, não somente físico, é imprescindível para o crescimento do aluno, como sujeito ativo e participante do seu processo de aprendizagem. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27026 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_elfsilva.pdf | 486,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.