Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27025
Title in Portuguese: O Museu do Ceará e o Projeto Dorinha: a contribuição do espaço museológico para a formação da criança
Author: Oliveira, Dayana Silva de
Advisor(s): Goldberg, Luciane Germano
Keywords: Museu
Educação
História
Museum
Issue Date: 2013
Citation: Oliveira, D. S.; Goldberg, L. G. (2013)
Abstract in Portuguese: Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste no estudo do Projeto Dorinha do Museu do Ceará, em sua trajetória histórica, buscando analisar sua importância como recurso pedagógico que auxilia a criança a aprender não somente o ensino de história refletido através dos objetos, mas também como o contato das crianças com o objeto refletido de forma lúdica favorece a uma consciência histórica, sociocultural e identitária. Procurou-se entender o espaço museológico, especificamente o museu histórico, como um espaço educativo não formal que fornece à criança um campo de reflexão através dos objetos e que a presença de ações educativas nestes espaços contribui como um recurso didático metodológico, sendo este uma mediação entre o individuo e o objeto contribuindo para a construção de conhecimentos. Para a realização deste trabalho foi utilizada bibliografia nas áreas da museologia, educação e ludicidade, teatro e história. Também foram realizadas entrevistas, acompanhamento com uma turma na visitação ao museu e análises de cartas de crianças em relação ao projeto e ao museu. Após o término deste trabalho verificou-se que o Projeto Dorinha tem sido uma ação educativa de grande relevância para que a criança aprenda de maneira lúdica e dinâmica, descobrindo o passado de sua cidade e expandindo seus conhecimentos sobre sua identidade local, se reconhecendo enquanto indivíduo fazedor de cultura, isto é, de caráter imprescindível para sua formação em dimensões emocionais, sociais e cognitivas.
Abstract: This final project consists in the study of The Dorinha Project of the Museum of Ceará, in it's historical trajectory, trying to analyze it's importance as a pedagogical resource which helps children to learn not only the teaching of history is reflected through the objects, but also as the children's contact with the object reflected, so playful historical consciousness fosters cultural and identity. We tried to understand the museological space, specifically the history museum, as a non-formal educational area which provides the child a reflection through objects and that the presence of educative actions in these areas contributes as a teaching resource, with it being a mediation between the individual and the object contributes to the construction of knowledge. For the accomplishment of this work was used in the fields of museology bibliography, education and playfulness, theater and history. Also interviews were conducted, with an accompanying class in visitation to the Museum and analysis of letters from children about The Project and The Museum. After the end of this study it was found that The Dorinha Project has been an educational activity of great importance for the child to learn playful and dynamic way of discovering the past of your city and expanding their knowledge about their local identity, recognizing themselves as an individual culture-maker, and this is essential for their formation in emotional dimensions social and cognitive.
Description: OLIVEIRA, Dayana Silva de. O Museu do Ceará e o Projeto Dorinha: a contribuição do espaço museológico para a formação da criança. 2013. 81f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27025
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_dsoliveira.pdf8,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.