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Título: Influência do composto promocional de marketing sobre o consumidor online: um estudo de caso no Second Life
Autor(es): Ferreira, Lucas Rodrigues
Orientador(es): Murakami, Luiz Carlos
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Marketing
Comércio eletrônico
Data do documento: 2014
Citação: FERREIRA, Lucas Rodrigues. Influência do composto promocional de marketing sobre o consumidor online: um estudo de caso no Second Life. 2014. 79 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
Resumo: Os consumidores vêm alterando seu comportamento com o avanço da tecnologia e suas mudanças de hábitos. A internet e outras tecnologias criaram um novo mundo de possibilidades de interações entre as marcas e seus produtos e serviços, e seus consumidores. O comércio online (e-commerce) brasileiro está crescendo exponencialmente, no primeiro semestre do ano 2014, bateu seu recorde de faturamento, atingindo a marca de 16,06 bilhões de reais, um crescimento nominal de 26% em relação ao ano de 2013 que já vinha em crescimento em relação ao ano anterior. A fim de demostrar que este tipo de comércio de enorme potencial, vai muito além das simples relações de compra em lojas online, estudaremos um ambiente que nasceu da ideia de criar um novo mundo construído unicamente de bytes, o Second Life. Em seu auge em 2006 possuía milhões de usuários ao redor do mundo e crescia a uma taxa de 15% ao mês. E nele grandes marcas como: Coca-cola, Adidas, Nokia e Volkswagem, vislumbraram uma maneira de interagir de uma forma mais direta com os seus consumidores e assim vender seus produtos e serviços, além de fidelizar seus clientes. Analisaremos quais das estratégias do composto promocional utilizadas no SL obtêm maior impacto junto aos usuários; como os jogadores percebem o grau de importância das suas necessidades em um ambiente online que busca recriar nos mínimos detalhes o mundo real e realizar uma comparação entre o perfil dos usuários brasileiros do game, com o perfil dos consumidores online brasileiros. Através de um estudo de caso no Second Life, aplicou-se um questionário para os usuários brasileiros do SL, a fim de captar as suas percepções das estratégias do composto promocional ao qual foram expostos no game. As diferentes estratégias promocionais possuem um grau de influência bem diferente junto aos seus usuários e a percepção de qual é mais efetiva, orienta as empresas em qual direção devem seguir para serem mais eficazes em suas campanhas publicitárias junto a este público.
Abstract: The costumers are changing their behavior at the same time that technologies and habits changes. Internet and other technologies created a new world of possibilities of interactions among brands, their products and services and themarket. The Brazilian e-commerce is growing a lot. In the first semester of 2014, it broke the record of billing, reaching the milestone of 16,06 billion dollars, a nominal increase of 26% over the year 2013 that was already on the rise over the previous year. In order to demonstrate that this kind of huge commercial potential goes far beyond simple relations of buying from online stores,we study an environment that was born the idea of creating a new world built solely of bytes called Second Life. At its peak in 2006, Second Life had millions of users around the world and grew at a rate of 15% per month. Through it, brands like Coca-Cola, Adidas, Nokia and Volkswagen saw a way to interact more directly with their consumers and thus sell their products and services and customer loyalty. We will analyze which of the promotional strategies of the compound used in the SL achieve greater impact with users; as players realize how important their needs in an online environment that seeks to recreate the minutest detail the real world and make a comparison between the profile of Brazilian users of the game with the profile of Brazilian consumers online. Through a case study in Second Life, we applied a questionnaire for Brazilian users of SL, in order to capture their perceptions aboutthe promotional strategies which were exposed to the compound in the game. Different promotional strategies have a very different degree of influence among its users and the perception of what is most effective guides companies in which direction should follow to be more effective in their marketing campaigns to their market.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26987
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