Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26966
Tipo: TCC
Título: Nível de maturidade em gerenciamento de projetos: estudo de caso em uma Administradora de Cartões de Crédito
Autor(es): Morais, Fábio Macambira de
Orientador: Rebouças, Sílvia Maria Dias Pedro
Palavras-chave: Administração de projetos;Cartões de crédito
Data do documento: 2014
Citação: MORAIS, Fábio Macambira de. Nível de maturidade em gerenciamento de projetos: estudo de caso em uma Administradora de Cartões de Crédito. 2014. 70 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral avaliar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos em uma organização do ramo de administração de cartões de créditos, como instrumento de apoio à gestão de projetos nesta sociedade. Os objetivos específicos buscaram mensurar o nível de maturidade em projetos da organização com base no modelo Prado – MMGP, realizar benchmarking comparando os resultados de nível de gerenciamento encontrados na organização objeto deste estudo com outras empresas do mesmo segmento, utilizando os dados disponíveis da pesquisa Maturity Research, apresentar o estágio evolutivo em que a empresa se encontra e apresentar as etapas necessárias para evolução do nível de maturidade da empresa. A escolha do tema foi motivada pela importância da utilização de um modelo de maturidade para evolução da qualidade do gerenciamento de projetos da empresa. O referencial teórico teve como base os conceitos de projetos, gerenciamento de projetos e a apresentação de modelos de maturidade em gerenciamento de projetos, com foco no modelo elaborado por Prado-MMGP. No que diz respeito à metodologia de estudo, esta pesquisa pode ser caracterizada como explicativa, bibliográfica, documental e qualitativa. Por meio de questionário respondido pela organização objeto deste estudo foi possível identificar o estágio evolutivo em que a empresa se encontra, bem como as etapas necessárias para a sua evolução. Os resultados obtidos com o estudo poderão ser úteis para organizações cearenses que busquem evoluir com relação ao nível de maturidade de seus projetos, bem como estudiosos da área e demais interessados no assunto.
Abstract: This study aimed to assess the maturity level of the project management of a credit card company, analyzing it as a support business tool. The first specific objective of the research was to analyze the company’s maturity level based on the Prado model – MMGP; the second specific objective was to prepare a benchmarking study with other companies of the same industrial segment; and the third specific objective was to identify the evolutionary stage of the company’s maturity level. The choice of the theme was motivated by the importance of using a maturity model for assessing the quality of the company's project management. The theoretical framework was based on the concepts of project management, especially in studies which talks about the model developed by Prado-MMGP. The methodology applied to this study consists in the explanatory, bibliographic, documentary, and qualitative research. It was possible to identify the evolutionary stage of the company’s maturity level by the application of a questionnaire to the company. The results of the study might be useful to business organizations in Ceará, as well as researchers interested in the management researches about the evolutionary stage of the company’s maturity level.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26966
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_fmmorais.pdf833,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.