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Title in Portuguese: Construção do conhecimento financeiro no contexto da nano, micro e pequena empresa: um estudo multicaso
Author: Alves, Caio Célio da Silva
Advisor(s): Pereira, Francisco Isidro
Keywords: Educação financeira
Empreendedorismo
Micro e pequenas empresas
Issue Date: 2014
Citation: ALVES, Caio Célio da Silva. Construção do conhecimento financeiro no contexto da nano, micro e pequena empresa: um estudo multicaso. 2014. 102 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
Abstract in Portuguese: Este estudo tem como proposta compreender como as nanos, micro e pequenas empresas procuram administrar seus negócios com a ausência ou limitações de conhecimento e educação tácita sobre finanças para gerenciarem seus negócios e como o aprendizado em educação financeira promove melhorias aos funcionamentos desses empreendimentos. Ainda nos objetivos, em um nível mais específico a pesquisa propõe identificar se realmente o conhecimento financeiro faria alguma diferença na gestão desses empreendimentos de pequeno porte, explicitar se o conhecimento prévio em finanças evitaria, ou pelo menos, auxiliariam na gestão e por fim verificar o posicionamento dos empreendedores em relação à educação financeira para gestão de suas empresas. A pesquisa em questão se trata de um multicaso com abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi utilizada duas ferramentas, um questionário estruturado aplicado com os proprietários das empresas selecionadas e uma entrevista que seguia o mesmo roteiro das perguntas aplicadas pelo questionário. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo para os questionários e entrevistas. De acordo com os resultados coletados, as empresas apresentaram perspectivas distintas e até reveladoras com relação a educação financeira. Os gestores das empresas reconheceram que suas empresas se sobressairiam melhor se tivessem conhecimentos adicionais em educação financeira. Porém, a pesquisa também revelou que o fator realmente reconhecido por todos os entrevistados como diferencial de gestão foi a experiência de mercado. As experiências os fizeram desenvolver um conhecimento mental pessoal sobre cada um dos termos financeiros apesar do desconhecimento de seu significado tácito. Contudo, apesar de todos os gestores reconhecerem a importância do assunto em questão e se mostrarem favoráveis ao aprendizado do mesmo, esse multicaso não pode ser generalizado, pois em cada empresa a realidade de gestão seria completamente distinta e as técnicas de gestão diferenciadas.
Abstract: This research has as purpose to comprehend how the individual, micro and small business look for ways to administrate their business in the absence or limitation of knowledge and financial literacy to manage their own business and as well how financial literacy learning improve benefits to the owners of theses enterprise. Still about the objectives, in a more specific standard, the research put forward the detection if, in truth, the financial knowledge would make some difference, in the management of those small businesses and about that try to demonstrate if the previous financial knowing would prevent, or at least, it would help on the management and finally check out the business owners attitude about financial literacy on their enterprises. The point at issue is a case study, multi case study to be more detailed with qualitative approach. To collect the data it was employed two kinds of instruments. The first one was a structured questionnaire applied with the selected owners. And second, an interview that follows the same path of the questionnaire. The data were analyzed according to the analyses technics used for questionnaires and interviews. According to the results found, the businesses demonstrated distinctive perspectives and even revealing behaviors about financial literacy. The business owners realized that their businesses would have a better result if they had more knowledge about financial literacy. However, the research also reveals that expertise was the main reason for a development of a business besides financial literacy. The life experiences made them develop a mental knowhow about each one of the financial expressions even though they really don’t know the technical meaning. Nevertheless, even though all the managers realize the relevance of the main objective that it is financial literacy, this study case cannot be generalized, because in each business reality there is a particularity in it. That’s why the technics applied would be totally different in each case.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26955
metadata.dc.type: TCC
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