Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26923
Tipo: TCC
Título: A percepção dos estudantes da Universidade Federal do Ceará sobre a linguagem de classificação nas bibliotecas universitárias
Autor(es): Freitas, Edgleiton Monteiro de
Orientador: Pinto, Virgínia Bentes
Palavras-chave: Linguagens documentárias;Classificação bibliográfica;Percepção;Document languages
Data do documento: 2009
Citação: Freitas, E. M.; Pinto, V. B. (2009)
Resumo: A classificação é um processo que o homem executa desde os primórdios da sua existência. Um bom exemplo é aquela feita por Aristóteles, que concebeu inicialmente a classificação como um exercício mental e organizou os seus predicáveis (categorias). Com o aprimoramento do saber humano, o homem sentiu a necessidade não somente de preservar conhecimento (como uma memória do mundo), mas de organizar. A “explosão” do conhecimento destacou a atividade de classificar, o saber tornou-se cada vez mais evidente entre vários outros estudos nos meios acadêmicos. Com a especialização da ciência a situação do ser humano complexificou ainda mais, uma vez que, ele não consegue armazenar tudo em sua mente para recuperar a qualquer momento. Então, a Biblioteca exerce essa função, porque nela existe uma forma de classificação cuja finalidade é diminuir a complexidade na recuperação dos conhecimentos organizados em seu ambiente. Essas reflexões nos intrigaram a fazer uma pesquisa visando encontrar respostas ao seguinte problema: Como a classificação bibliográfica, enquanto uma forma de representação do conhecimento registrado, adotada no sistema de bibliotecas da UFC é percebida pelo usuário? Qual é a compreensão que os usuários do sistema de Bibliotecas da UFC têm das linguagens documentárias utilizadas em relação a sua área de conhecimento? O entendimento da linguagem daria mais autonomia a eles em suas buscas de informação nas bibliotecas universitárias? Quais são as dificuldades e as facilidades em relação à compreensão dos códigos utilizados para a busca e a recuperação da informação? A pesquisa tem como objetivo geral: Investigar a usabilidade e eficácia da classificação bibliográfica, como uma forma de representação do conhecimento, nas bibliotecas e na mente humano, enquanto forma de recuperação e ordenação do saber. Objetivos específicos: a) Analisar o processo de compreensão dos usuários em relação a classificação bibliográfica e sua influencia no processo de recuperação da informação; b) identificar as dificuldades e facilidades da compreensão dos sistemas de classificação; c) investigar as estratégias que os estudantes utilizam para a busca e localização de livros nas bibliotecas da UFC. Metodologia: O trabalho caracteriza-se como pesquisa exploratória, pois tem como escopo esclarecer e modificar conceitos e idéias para contribuir com indagações posteriores acerca do estudo em questão. O método aplicado na pesquisa em curso é o estruturalismo, que por meio de estruturas, tenta explicar a realidade. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, com questões mistas. Os resultados mostram que existe pouca compreensão dos estudantes quanto ao entendimento dos códigos alfanuméricos como uma linguagem e também em relação à associação da classificação à sua área de conhecimento. Também ficou evidente a necessidade de melhorar a sinalização para que os usuários compreendam a classificação e possam fazer buscas com maior autonomia.
Abstract: Classification is a process that the man executed since the beginning of its existence. A good example is that made by Aristotle, who conceived the original classification as a mental exercise and organized their predictable (categories). With the improvement of human knowledge, the man felt the need not only to preserve knowledge (as a memory of the world), but to organize. The "explosion" of knowledge highlighted the sort of activity; knowledge has become increasingly evident in several other studies in academic circles. With the specialization of science to the human situation has become harder, since it can not store everything on your mind at any time to recover. So, the Library performs this function because it is a form of classification which aims at reducing complexity in the recovery of knowledge organized in your environment. These reflections in practice to make a search to find answers to the following problem: How to classify literature as a form of representation of the recorded knowledge, adopted in the library system of the UFC is perceived by the user? What is the understanding that users of the library system of the UFC have in language documents used in relation to their area of expertise? The understanding of the language would give more autonomy to them in their search for information in university libraries? What are the difficulties and the facilities on the understanding of the codes used for search and retrieval of information? The research aims to General: To investigate the usability and effectiveness of the classification literature as a form of representation of knowledge in libraries and in the human mind, as a way to recover and sort of know. Specific Objectives: a) analyze the process of understanding the users in relation to bibliographic classification and its influence in the process of retrieval of information, b) identify the advantages and difficulties of understanding of classification systems; c) investigate the strategies that students use for search and location of books in the libraries of the UFC. Methodology: The work is characterized as exploratory research, it has scope to clarify and modify concepts and ideas to help with further questions about the study in question. The method applied in the research is ongoing structuralism, which by means of structures, attempts to explain the reality. The data collection instrument was the questionnaire, with questions mixed. The results show that there is little understanding of students on the understanding of language as an alphanumeric code and also for the association of class to your area of expertise. It was evident the need to improve the signal so that users can understand the classification and to search with greater autonomy.
Descrição: FREITAS, Edgleiton Monteiro de. A percepção dos estudantes da Universidade Federal do Ceará sobre a linguagem de classificação nas bibliotecas universitárias. 2009. 70f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26923
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_tcc_emfreitas.pdf442,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.