Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26918
Tipo: TCC
Título: A literatura de cordel como meio de informação e comunicação
Autor(es): Marreiro, Ana Kátia Gomes
Orientador: Feitosa, Luiz Tadeu
Palavras-chave: Literatura de cordel;Informação;Comunicação;Littérature de cordel
Data do documento: 2008
Citação: Marreiro, A. K. G.; Feitosa, L. T. (2008)
Resumo: Relata-se a importância e a abrangência da literatura de cordel nos meios informacionais e comunicativos, através de exemplos do cotidiano e da cultura. Apresenta-se o histórico do cordel, da oralidade ao folheto, e deste às mídias modernas; bem como as características próprias desse tipo de poesia popular. Descreve-se sua participação nos processos midiáticos e educacionais, que tem intuito de conquistar mais espaço para sua divulgação e torná-lo mais atrativo ao público, à medida que incentiva o gosto pela leitura e a apreciação da poesia. Enfatiza-se a atuação do cordel como divulgador da cultura popular através das expressões utilizadas, do formato e das características físicas do folheto. Tem-se como objetivo apresentar as expressões do cordel, com o intuito de desmistificar e ampliar as possibilidades deste objeto. Além de apresentar as diferentes facetas da Literatura de cordel, mostrar sua expressão informacional e comunicacional, esclarecer a riqueza de conhecimentos presentes na poesia popular, e mais especificamente no cordel. As metodologias utilizadas para o desenvolvimento desta pesquisa são a exploratória e a bibliográfica. Conclui-se, enfim que a literatura de cordel é multidisciplinar, pois atua em diversos meios e cumpre um papel de comunicadora e mediadora da informação.
Résumé: On rapporte l’importance et la portée de la Littérature de Cordel dans le milieu informationnel et comunicatif, à travers des exemples du quotidien et de la culture. On présente l’historique de ce genre de littérature, dès l’oralité à sa forme imprimé en feuillette, et de celui-ci aux médias modernes; ainsi que les caractéristiques propres à ce genre de poésie populaire. On décrit sa participation dans les processus médiatiques et éducationnels, pour conquérir plus d’espace à sa diffusion et devenir plus attirant au public, parce que stimule le goût pour la lecture et l’appréciation de la poésie. On met en relief l’importance du cordel dans la diffusion de la culture populaire à travers des expressions utilisées, de sa forme et de sa présentation. On a le but de présenter les expressions du cordel. Notre but est de démystifier et accroître les possibilités de cet objet. En plus, on a aussi le but de présenter les différents visages de la Littérature de Cordel, montrer son expression informationnelle et communicative, dévoiler la richesse des connaissances présentes dans la poésie populaire, notamment dans le cordel. On a utilisé dans le développement de cette recherche les méthodologies bibliografique et d’exploitation. Finalement, on conclut que la Littérature de cordel est multidisciplinaire, parce qu’elle agit dans des divers milieux, jouant um rôle de communicatrice et mediatrice de l’information.
Descrição: MARREIRO, Ana Kátia Gomes. A literatura de cordel como meio de informação e comunicação. 2008. 74f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26918
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_akgmarreiro.pdf588,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.