Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26917
Title in Portuguese: Análise bibliométrica da produção científica do CCS: a memória científica da Universidade Federal do Ceará
Author: Pinheiro, Renatha James Diógenes
Advisor(s): Pinto, Virgínia Bentes
Keywords: Análise bibliométrica
Análise de citação
Bibliometria
Memória
Issue Date: 2006
Citation: Pinheiro, R. J. D.; Pinto, V. B. (2006)
Abstract in Portuguese: Os processos de produção textual vêm sendo investigados, entre outros, por meio dos estudos bibliométricos, os quais permitem análise e mensuração da produção científica, verificando sua importância a nível regional, nacional e/ou internacional, bem como o resgate e a preservação da memória científica de um autor, uma instituição e/ou um país. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada na Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará (UFC), objetivando analisar, à luz da bibliometria, a produção científica correspondente à década de 90 e aos professores dos departamentos de: Cirurgia, Saúde Comunitária, Análises Clínicas, Clínica Odontológica, Morfologia, Odontologia Restauradora e Farmácia, a fim de que tal empreendimento venha contribuir para a preservação e disseminação da memória científica da UFC. Objetiva especificamente: mapear a literatura científica desses docentes; verificar as características dessa produção no que diz respeito ao tipo de publicações e autores e trabalhos mais citados; estudar os padrões de comportamento dessa literatura no referente à transdisciplinaridade científica intra e entre departamentos e fora do âmbito da UFC. Para tanto, foram feitos estudos com relação a: (i) produção científica dos professores por tipo de documentos e por ano de publicação; (ii) ranking da produção científica dos professores por departamentos; (iii) professores e trabalhos mais citados por departamento; (iv) ranking da produção científica dos departamentos pelo ano de publicação; (v) periódicos onde os textos são mais publicados; e (vi) ocorrência de citações da produção científica dos professores. Os resultados mostram oscilações no número da produção científica dos departamentos estudados, o que espelha o descompromisso do governo brasileiro com relação às atividades de pesquisa. Percebe as citações como pistas de reconhecimento do autor perante seus pares e como uma teia polifônica formada de caminhos que podem levar também ao resgate da memória científica. Assim, fica a certeza da contribuição para a preservação e disseminação da memória científica da UFC.
Description: PINHEIRO, Renatha James Diógenes. Análise bibliométrica da produção científica do CCS: a memória científica da Universidade Federal do Ceará. 2006. 83f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26917
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_tcc_rjdpinheiro.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.