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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Ana Cléa Gomes-
dc.contributor.authorBarrocas, Amélia Landim-
dc.contributor.authorManço, Iracivan Araújo-
dc.contributor.authorCavalcante, Elizabeth Araújo-
dc.contributor.authorRodrigues, Maxweel Veras-
dc.date.accessioned2017-10-26T13:37:10Z-
dc.date.available2017-10-26T13:37:10Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOUSA, A. C. G. et al. Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégico de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso.. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., 2003, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2013. p. 2667-2681 .pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26883-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectControle estratégicopt_BR
dc.titleUso de indicadores de desempenho no planejamento estratégico de uma instituição de ensino superior pública: estudo de casopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs instituições de ensino superior (IES), sejam públicas ou privadas, são afetadas diretamente pelas mudanças do quadro nacional que, por sua vez, são focadas no contexto da sociedade globalizada. O presente estudo objetiva analisar o controle estratégico interno com base nos indicadores acadêmicos referentes à dimensão ensino, tomando como base o planejamento estratégico institucional. O estudo foi efetuado em uma unidade da Rede de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Ceará, cuja estrutura organizacional tem o formato multicampi. O referencial teórico versa sobre planejamento estratégico, o papel da informação no planejamento das IES e acerca do uso de indicadores de desempenho referendado em Piazza (2006), Tachizawa e Andrade (2006), Chiavenato (2004), Wright Kroll e Parnell (2007), dentre outros teóricos da temática estudada. Em virtude da natureza do problema, foi adotada uma abordagem de pesquisa qualitativa descritiva, do tipo estudo de caso. Para coletas de dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista estruturada. Os resultados demonstraram que a cultura de planejamento da instituição representa condição interveniente no controle estratégico; há o indicativo de um distanciamento entre o planejamento estratégico prescritivo e o vivenciado na unidade analisada, fato que fragiliza o controle estratégico no tocante à dimensão ensino na instituição em análise. Embora se tenha observado que o PAA exprime a devida flexibilidade, pois este possibilita a reciclagem das metas nele contidas para o ano em curso, por meio de adiamento e/ou inserção de novas metas rumo à consecução dos objetivos estratégicos estabelecidos no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ainda assim é latente o risco de este instrumento transformar-se em repositório de informações, dificultando que os indicadores de desempenho criados pela IES sejam efetivamente usados no controle estratégico.pt_BR
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