Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26870
Tipo: Resumo
Título: Ferramentas da mídia social Facebook que potencializam a aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva do adolescente
Autor(es): Silva, Antonia Cinthya Gomes da
Feitosa, Patrícia Solano
Araújo, Thábyta Silva de
Aragão, Joyce Mazza Nunes
Carvalho, Queliane Gomes da Silva
Vieira, Neiva Francenely Cunha
Palavras-chave: Educação em saúde;Mídia social;Adolescente
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, A.C.C.; FEITOSA, P.S.; ARAUJO, T.B.; ARAGÃO, J.M.N.; CARVALHO, Q.G.S.; VIEIRA, N.F.C.; (2016)
Resumo: O uso da mídia social Facebook como estratégia de educação em saúde com adolescentes constitui-se uma abordagem eficiente, pois esses jovens já dominam essa tecnologia. Assim, foi desenvolvida uma intervenção educativa, através do Facebook, utilizando suas ferramentas, para discutir com adolescentes escolares sobre saúde sexual e reprodutiva, com o objetivo de (re)significar seus saberes e práticas de forma compartilhada e averiguar as ferramentas dessa mídia social que melhor proporcionaram participação e interação. Estudo descritivo, desenvolvido de maio a agosto de 2015, com 135 adolescentes de uma escola pública e outra particular de Fortaleza-CE. Durante a intervenção educativa, utilizou-se as ferramentas do Facebook: bate-papo, fórum, postagem de vídeos e arquivos (cartilhas, folders, panfletos), enquetes e eventos para que os adolescentes compartilhassem experiências. Verificou-se que os fóruns de discussão foram ferramentas centrais na interação com os participantes, pois possibilitaram diálogo, compartilhamento de ideias, opiniões e experiências. Os vídeos educativos e arquivos também favoreceram a aprendizagem, pois despertaram a atenção dos adolescentes e forneceram informações sobre a temática. O bate-papo mostrou-se dispositivo bastante útil para divulgar as postagens e para esclarecer as dúvidas. As enquetes e eventos foram considerados limitados no processo de aprendizagem dado a pequena participação. O uso do Facebook como estratégia de educação em saúde possibilitou a construção compartilhada do conhecimento entre enfermeira e adolescentes por meio da interação, diálogo e troca de experiências, embasadas por documentos, vídeos e outras direções de interesse coletivo. Os aplicativos dessa mídia social auxiliaram e potencializam o trabalho educativo, funcionando como recursos didáticos que facilitaram o processo de ensino-aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva.
Descrição: SILVA, Antonia Cinthya Gomes da et al. Ferramentas da mídia social Facebook que potencializam a aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva do adolescente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26870
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acgsilva.pdf50 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.