Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26800
Tipo: Resumo
Título: Reciclagem do plástico: uma visão sustentável
Autor(es): Lopes, Ana Beatriz Quadros Amorim
Ramalho, Maria Jamile Pereira
Freitas, Gisele Azevedo de Araújo
Palavras-chave: Reciclagem;Plástico;Sustentabilidade
Data do documento: 2016
Citação: LOPES, A.B.Q.A.; RAMALHO, M.J.P.; FREITAS, G.A.A. (2016)
Resumo: O crescimento do consumo e da utilização do plástico na sociedade, principalmente nos grandes centros urbanos trouxe algumas consequências positivas graças ao seu baixo custo e facilidade de fabricação, porém, está causando um grande impacto ambiental devido a sua demora e grande dificuldade de de decomposição. O objetivo deste trabalho foi buscar alternativas para redução dos prejuízos causados à natureza por esse tipo de produto, analisando os diversos processos na indústria de reciclagem para dar um destino correto ao plástico e principalmente tornar esse material um novo utensílio com valor agregado que poderá ser utilizado pela sociedade consumidora. Neste trabalho foi realizado uma revisão bibliográfica sobre as alternativas existentes mais inovadoras, sustentáveis e economicamente viáveis disponibilizadas através da reciclagem e reutilização de plástico e garrafas PETs. O trabalho contempla o ponto de vista ecológico devido a todos dos benefícios gerados ao meio ambiente, a geração de expectativas de lucro para o empresário que atua neste nicho de mercado e como fonte de renda para muitas famílias. Uma das melhores alternativas encontradas foi um novo sistema solar de aquecimento de água reutilizando garrafas Pet e embalagens “longa vida”. As conclusões desta pesquisa foram: reuso do plástico com fonte de inovação e aplicabilidade com benefícios econômicos, sociais e ambientais, reciclagem como fonte de renda, educação ambiental a partir da conscientização sobre a reciclagem, responsabilidade e preservação ambiental e necessidade de viabilização e incentivo da reciclagem.
Descrição: LOPES, Ana Beatriz Quadros Amorim; RAMALHO, Maria Jamile Pereira; FREITAS, Gisele Azevedo de Araújo. Reciclagem do plástico: uma visão sustentável. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26800
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_abqalopes.pdf48,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.