Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26787
Title in Portuguese: Corrente contínua pulsada associada a fotocatálise heterogênea tratando água de abastecimento contendo organofosforado
Author: Queiroz, Ana Beatriz Delfino de
Oliveira, André Gadelha de
Abdala Neto, Eliezer Fares
Amazonas, Álvaro Amanajás
Ribeiro, Jefferson Pereira
Nascimento, Ronaldo Ferreira do
Keywords: clorpirifós
corrente pulsada
fotocatálise
Issue Date: 2016
Citation: QUEIROZ, A.B.D.; OLIVEIRA, A.G.; NETO, E.F.A.; AMAZONAS, A.A.; RIBEIRO, J.P.; NASCIMENTO, R.F.; (2016)
Abstract in Portuguese: Existe uma grande preocupação quanto ao uso e descarte de agrotóxicos, pois os mesmos e seus produtos de remoção podem entrar nos níveis tróficos naturais através de água de irrigação e águas usadas para lavar alimentos e embalagens, bem como pela contaminação em águas subterrâneas e superficiais causando efeitos como desregulação hormonal e/ou carcinogenicidade. A eletroquímica e a fotocatálise se enquadram como processos oxidativos avançados (POA) e, quando aplicados ao tratamento de águas para abastecimento oferecem vários diferenciais que podem ser capitalizados para obter %u201Cprocessos verdes%u201D. O presente trabalho estudou a remoção do agrotóxico clorpirifós usando um tratamento combinado com processo eletrolítico e fotocatálise heterogênea. O processo eletrolítico foi promovido por corrente contínua, por meio de uma fonte de tensão externa (HAYAMA), com uso de 12 V de tensão. Os cátodos e os ânodos empregados foram feitos de duas chapas de aço inox, medindo 30 x 4 cm e espessura de 3,0 mm, devidamente espaçadas por 2 mm. A área total dos eletrodos foi de 720 cm2. O fotoreator foi equipado com fontes UV-Vácuo (fotoativando TiO2 imobilizado). Foram estudados os parâmetros tempo de detenção hidráulica (9, 12 e 15 min), concentração salina (100, 200 e 300 mg/L NaCl), concentração do agrotóxico (50, 100 e 200 mg/L). O volume útil do reator era de 1,8L. As soluções tinham valores de pH 6,10. Foram utilizadas as análises de turbidez, pH, concentração do clorpirifós e condutividade para a caracterização do tratamento. Foi utilizada a técnica de cromatografia líquida de alta eficiência para a determinação do clorpirifós. Usando TDH 15min e concentração salina 300 mg/L foi alcançada 42% de remoção do clorpirifós. Os resultados mostraram uma leve mudança na condutividade eletrolítica da solução para todos os experimentos.
Description: QUEIROZ, Ana Beatriz Delfino de; et al. Corrente contínua pulsada associada a fotocatálise heterogênea tratando água de abastecimento contendo organofosforado. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26787
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_abdqueiroz.pdf50,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.