Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26785
Title in Portuguese: Características estruturais pré-pastejo em capim-tifton 85 submetido a estratégias de pastejo com ovinos
Author: Davi, Alysson Bruno de Castro
Pereira, Janaely Silva
Coutinho, Danielle Nascimento
Silva, Antonio do Nascimento
Gomes, Ellen da Costa
Cândido, Magno José Duarte
Keywords: Cynodon sp
Índice de área foliar residual
Interceptação de luz
Issue Date: 2016
Citation: DAVI, A.B.C.; PEREIRA, J.S.; COUTINHO, D.N.; SILVA. A.N.; GOMES, E.C.; CANDIDO, M.J.D.; (2016)
Abstract in Portuguese: O processo de desfolhação interfere nos padrões de crescimento e nas características estruturais das plantas forrageiras. O conhecimento dessas respostas é essencial para a utilização da planta forrageira em pastagens. Objetivou-se avaliar as características estruturais pré-pastejo em capim-tifton 85 sob efeito de duas frequências e duas intensidades de desfolhação com ovinos. O experimento foi conduzido no Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura – NEEF de março a dezembro de 2015. Os tratamentos corresponderam a combinações entre duas frequências (85 e 95% de interceptação da radiação fotossinteticamente ativa - IRFA) e duas intensidades de desfolhação (1,0 e 1,8 de índice de área foliar residual - IAFr), alocadas às unidades experimentais segundo arranjo fatorial 2x2 e delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. O pastejo foi realizado por ovinos da raça Morada Nova, sob lotação rotativa utilizando a técnica de mob-stocking. Foram avaliadas no pré-pastejo as seguintes variáveis: interceptação da radiação fotossinteticamente ativa - IRFA, índice de área foliar - IAF, altura do dossel e a densidade populacional de perfilhos – DPP total e de aéreos. As avaliações de IRFA e IAF foram feitas com o aparelho analisador PAR-LAI em agricultura modelo AccuPAR LP-80. Para as avaliações de altura foram feitas 20 medições do dossel utilizando um bastão graduado retrátil. A DPP foi estimada através da contagem do número de perfilhos basais e aéreos contidos dentro de duas armações metálicas de 50 x 50 cm. Os pastos com frequência 95% de IRFA tiveram altura pré-pastejo maior do que nos pastos com 85% de IRFA. O IAF pré-pastejo variou de 3,80 nos pastos com frequência 85% de IRFA a 5,38 nos pastos com 95% de IRFA. A DPP total e de perfilhos aéreos pré-pastejo foi maior nos pastos manejados com 85% de IRFA. Os pastos de capim-tifton 85 manejados sob frequência de 85% IRFA apresentaram estrutura mais adequada para pastejo com ovinos na região Nordeste.
Description: DAVI, Alysson Bruno de Castro; et al. Características estruturais pré-pastejo em capim-tifton 85 submetido a estratégias de pastejo com ovinos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26785
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_abcdavi.pdf50,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.