Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26770
Title in Portuguese: Avaliação da importância da participação de pós-graduandos junto às atividades de monitoria em farmacologia para odontologia.
Author: Melo, Iracema Matos
Kurita, Bianca Moreira
Sarte, Marina Fiuza
Forte, Tereza Cristina Marques
Lima, Vilma
Keywords: Docência.
Pós-graduação.
Odontologia.
Issue Date: 2016
Citation: MELO, Iracema Matos et al. Avaliação da importância da participação de pós-graduandos junto às atividades de monitoria em farmacologia para odontologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)
Abstract in Portuguese: Introdução: Os monitores da disciplina de Farmacologia para Odontologia conta com o apoio de duas pós-graduandas, na co-orientação de trabalhos desenvolvidos pelo grupo de monitores, como organização de seminários e no esclarecimento de dúvidas acerca de conteúdos relacionados. Objetivo: Avaliar a importância da participação de pós-graduandos como co-orientadores de atividades de monitoria da disciplina de Farmacologia para Odontologia. Metodologia: Aplicou-se um questionário aos 7 monitores, inferindo sobre a importância da participação das duas pós-graduandas, uma doutoranda em Odontologia e outra, mestranda em Farmacologia, que assistem à equipe de monitores. Resultados: Todos os monitores (100%) avaliaram a participação das pós-graduandas como efetiva, especialmente devido à grande disponibilidade para os auxiliarem em seus estudos e atividades. No que concerne à preparação e conhecimento das pós-graduandas, os monitores avaliaram como excelente (71,4%) ou boa (28,6%). Quando questionados sobre o principal motivo para suas respectivas avaliações, (71,4%) associaram ao fato das pós-graduandas serem bem preparadas acerca da matéria de farmacologia, auxiliando-os em eventuais dúvidas, o que possivelmente se deveu ao fato de serem ex-monitoras e ICs em Farmacologia, e 2 monitores (28,6%) afirmaram boa a preparação das PGs, enfatizando, contudo, seus papéis fundamentais junto à elaboração de trabalhos. Todos os monitores consideraram muito importante (71,4%) ou de importância moderada (28,6%) a participação das pós-graduandas junto às atividades de monitoria, pois a mesma otimizou as atividades de monitoria (85,7%), bem como permitiu que os monitores vivenciassem melhor a realidade da pós-graduação (14,3%). Conclusão: A participação de pós-graduandos junto às atividades de monitoria é efetiva e importante, podendo ser incentivada junto às monitorias das diversas disciplinas. Apoio: CAPES; CNPq.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26770
Appears in Collections:EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_immelo.pdf50,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.