Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26769
Tipo: Resumo
Título: Concepção do aluno sobre o conceito de biossegurança
Autor(es): Lima, Germana de Fátima Oliveira de
Coelho, Zirlane Castelo Branco
Palavras-chave: Biossegurança;Risco biológico;Integridade do trabalhador
Data do documento: 2016
Citação: LIMA, Germana de Fátima Oliveira de; COELHO, Zirlane Castelo Branco. Concepção do aluno sobre o conceito de biossegurança. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)
Resumo: O profissional se prepara para atender as necessidades do trabalho com o conhecimento em biossegurança adquirido na instituição formadora, surgindo daí a preocupação quanto à compreensão e assimilação do conceito durante a formação acadêmica. Neste ensaio buscou-se apresentar a concepção dos alunos que fazem a disciplina Biossegurança em Laboratório Clínico sobre o conceito de Biossegurança. No primeiro dia de aula foi solicitado que o aluno conceituasse com suas próprias palavras sobre Biossegurança. O mesmo foi solicitado no último dia de aula. Ao longo da disciplina o termo Biossegurança é conceituado, explicado e discutido detalhadamente durante a explanação dos assuntos constituintes do programa, durante a apresentação de seminários pelos alunos, e pelas tarefas práticas desenvolvidas. Para a maioria dos alunos Biossegurança está relacionada a: Normas de prevenção e proteção de acidentes de trabalho Práticas para minimizar riscos relacionados ao trabalho. A roupas e acessórios para se proteger dos possíveis acidentes. Cuidados visando a própria segurança e dos colegas. Segurança a um meio biológico para o praticante das ações, para as amostras e materiais laboratoriais. Conceito de segurança e perigos no local de trabalho. Condutas para reduzir exposição aos riscos. Ações e medidas adotadas para prever e proteger indivíduos dos riscos do trabalho. Medidas para evitar contaminações biológicas. Medidas para assegurar a integridade do trabalhador. Tudo que garante a eliminação ou minimização de riscos biológicos. Conjunto de práticas que permitem um bom ambiente de trabalho reduzindo riscos de acidentes. Observa-se que o aluno considera Biossegurança não apenas como uma assimilação de normas ou mesmo uma atividade de treinamento para aplicação dessas normas. O aluno evidencia a sua concepção sobre biossegurança como uma ação educativa com importantes implicações à saúde do profissional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26769
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_gfolima.pdf48,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.