Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26765
Tipo: Resumo
Título: Ensinar aprendendo: relato de experiência no estágio em docência na graduação em enfermagem.
Autor(es): Negreiros, Daniele Jesus
Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Palavras-chave: Avaliação;Mediação Pedagógica;Interação Educativa
Data do documento: 2016
Citação: NEGREIROS, D. J; COLACO, V. F. R; (2016)
Resumo: Por entender os processos de avaliação como uma opção político-pedagógica, influenciada por uma visão de mundo, homem e sociedade que traz transformações para a vida dos estudantes no processo de formação no Ensino Superior e para a vida em sociedade, trago no presente estudo, a discussão sobre uma possibilidade metodológica de avaliação no processo de ensino-aprendizagem na graduação em Psicologia. O tema se apresentou a mim no Estágio em Docência, por meio da disciplina - Teoria da Subjetividade IV. A disciplina tem como objetivo a discussão dos principais elementos da teoria Piagetiana e Vygotskiana, dessa forma as avaliações são divididas de acordo com os autores citados. A primeira avaliação parcial tem como tema os estudos de Piaget sobre a formação da inteligência e seu método clínico, e a segunda avaliação parcial aborda elementos da teoria de Vygotsky tais como a formação das funções psicológicas superiores. Ambos os aspectos metodológicos utilizados pelas avaliações dialogam com as teorias estudadas, no entanto, para delimitação desse trabalho, enfatizarei os aspectos referentes à segunda avaliação parcial, que utiliza Vygotsky como principal autor. A avaliação é, portanto, realizada em dupla e de forma pesquisada, isso se justifica em virtude da possibilidade dos estudantes interagirem e de se comunicarem e assim, este processo se constitui como mediador e organizador do pensamento, de forma que quanto mais complexa é a ação exigida pela situação, maior a importância que a fala adquire na operação como um todo. Para Vygotsky (1998), a fala e o uso dos signos quando incorporados a qualquer ação, esta se transforma e se reorganiza por linhas inteiramente novas. Nesta perspectiva, no processo de avaliação deve haver aprendizado e desenvolvimento dos sujeitos, o sistema avaliativo deve ter por finalidade a formação de sujeitos ativos e questionadores, além da aquisição de novas habilidades, novas formas de pensamento e novas atitudes com relação ao mundo.
Descrição: NEGREIROS, Daniele Jesus; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Ensinar aprendendo: relato de experiência no estágio em docência na graduação em enfermagem Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26765
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_djnegreiros.pdf49,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.