Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26630
Tipo: Dissertação
Título: Eu ou ele? A figura do outro no cinema brasileiro pós-retomada
Autor(es): Queiroz, Camile Holanda
Orientador: Vieira, Marcelo Dídimo Souza
Palavras-chave: Documentário;Ficção;Cinema brasileiro
Data do documento: 2016
Citação: Queiroz, C. H.; Vieira, M. D. S. (2016)
Resumo: O contato com a alteridade é uma das questões basilares do cinema. Tanto na ficção quanto no documentário, a aproximação entre Eu e Outro, amistosa ou conflituosa, é utilizada como tema. A pesquisa percorre vertentes e gênerosda cinematografia em busca de possibilidades de configuração da alteridade. Propõe-se como método de identificação do Outro na narrativa uma investigação a partir da noção de comunidade, em detrimento de uma determinação a partir do ponto de vista do realizadorou narrador. A ideia encontra reflexo em conceitospropostos por Jorge Larrosaao tratar da questão daexperiência.A metodologia de análise foi aplicada em quatro filmes brasileiros do período pós-Retomada, sendo duas ficções(O Som ao Redor eO Invasor) e dois documentários (Edifício Mastere Paralelo 10), nos quais se detectou a figura do Outro apresentada sob diferentes formas.
Descrição: QUEIROZ, Camile Holanda. Eu ou ele? A figura do outro no cinema brasileiro pós-retomada. 2016. 91f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26630
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_chqueiroz.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.